• Terça-feira 25°15°C

Cultura Destaques Obras

Ministra da Cultura aplaude restauro do Mosteiro de Santo André de Ancede

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, marcou presença a 22 de julho no arranque da terceira fase do restauro do Mosteiro de Santo André de Ancede e aplaudiu a realização desta obra.

“Os meus parabéns ao Município de Baião, pela forma como está a valorizar este património único, com um projeto decisivamente vocacionado para as pessoas e para o bem-estar destas comunidades”, afirmou a governante, numa cerimónia onde discursou e visitou o espaço que irá ser reabilitado.

Graça Fonseca mostrou-se convicta de que a intervenção neste mosteiro, que celebra este ano 900 anos de história, seguindo um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, contribuirá para a projeção nacional e internacional do concelho de Baião.

A responsável ministerial observou que através do investimento no mosteiro de Santo André será possível aprofundar a atratividade turística do concelho de Baião, o que trará benefícios para o desenvolvimento e a coesão social do concelho. “Este é um projeto que combina inovação e preservação das memórias vivas do tempo, mas que se perspetiva para o futuro”.

“O património arquitetónico é a nossa história e constitui um ativo de valorização de todas as localidades e regiões pelo seu interesse turístico e cultural. É um veículo transformador e que traz desenvolvimento económico ao país e às comunidades”, observou.

TURISMO E CULTURA SÃO FATORES DE DESENVOLVIMENTO

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins marcou presença na cerimónia e também referiu que o turismo e a cultura são aliados. “Sem a cultura nunca teríamos o turismo que temos”, notou, referindo que a recuperação do Mosteiro de Ancede “vai dotar o concelho e a região de ainda maior capacidade de atração”.

Luís Pedro Martins notou que a combinação de oferta cultural, paisagística e gastronómica que os territórios oferecem torna-os mais apelativos para turistas e visitantes.

Referiu que os concelhos com menor densidade populacional e mais distantes das grandes zonas urbanas têm registado uma grande procura na atual conjuntura marcada pela pandemia COVID-19 e que é importante continuar a melhorar a oferta turística, para que possam continuar a ser procurados quando o mercado turístico registar níveis próximos da normalidade.

Marcaram presença no evento os vereadores da Câmara Municipal de Baião, o presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte, o Diretor Regional de Cultura do Norte, autarcas de freguesia e da região, o pároco da freguesia de Ancede, representantes de entidades associativas de Ancede e Ribadouro e de entidades da região como a Rota do Românico, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega ou a Dolmen.

Por motivos de saúde o arquiteto Siza Vieira não pôde estar presente, fazendo-se representar por um dos seus colaboradores mais diretos, o arquiteto José Luís Carvalho Gomes.

UM ESPAÇO COM DIVERSOS USOS, MAS QUE VAI RESPEITAR A HISTÓRIA

A empreitada da terceira fase de conservação e restauro do Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede é da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião.

Trata-se de um investimento total de 1 milhão e 666 mil euros, sendo que os fundos comunitários suportam 988 mil euros deste valor.

A obra tem uma duração de 15 meses e vai intervir em quatro áreas: os claustros, a ala poente, a ala nascente e a ala sul. Nestas áreas irão nascer como espaços de exposição permanente e temporária, um auditório multifunções, espaços expositivos, espaço de receção e sanitários.

A requalificação do espaço incidirá de modo mais marcado no piso um, que verá aparecer duas salas expositivas ou um auditório multifunções. Para o piso térreo e do armazém, o programa de arquitetura prevê o conceito de “ruína consolidada”, permitindo o conhecimento e o contacto com espaços seculares.

Serão ainda feitos arranjos exteriores, prevendo-se uma ligação entre a ala sul e o muro da cerca, feita em calçada à portuguesa, que unirá uma porta no muro nascente e outra no muro da plataforma da ala poente. Esta plataforma terá pavimento em saibro, tal como o claustro e a plataforma nascente.