• Terça-feira 24°15°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Cultura Destaques Obras

Concelho viveu dia histórico com arranque de obras profundas no Mosteiro de Santo André

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, assumiu a 22 de julho o objetivo de tornar o Mosteiro de Santo André de Ancede num espaço cultural e museográfico dinâmico, atrativo e de referência.

O autarca falava na cerimónia que assinalou o arranque das obras de restauro deste monumento com 900 anos e que contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

 

“Este ia ser um grande momento para o nosso concelho, porque tenho a certeza de que muitas pessoas gostariam de cá estar. Infelizmente a atual situação impede-nos, mas esta obra é dedicada a todos as pessoas do nosso concelho”, disse, lembrando o carinho que os cidadãos têm para com o mosteiro que marcou a história e as paisagens físicas e afetivas de gerações de baionenses ao longo dos vários séculos”.

 

A intervenção agora lançada segue um projeto de um dos mais reputados arquitetos, Álvaro Siza Vieira, e vai permitir o acesso a áreas que estavam até agora em ruína. Irá dotar o mosteiro de espaços de exposição (área permanente e área temporária) e de auditório multifunções. “As salas expositivas serão dinâmicas, com exposições que se renovam, não sendo estanques”, notou Paulo Pereira.

 

Mas a autarquia ambiciona ir mais longe. Quer transformar todo o complexo do Mosteiro de Santo André num espaço a descobrir e a fruir com “circuitos de visitação temáticos, nos quais será possível contemplar as salas expositivas, mas também os restantes elementos, sejam os construídos, seja o espaço circundante”, explicou Paulo Pereira.

 

Para tornar o mosteiro um espaço ainda mais atrativo e procurado, a Câmara Municipal de Baião vai explorar todas as oportunidades de obter financiamentos e apoios. “Estamos já preparados para, no que depender de nós, aproveitarmos todas as oportunidades em sede de reprogramação do atual Quadro Comunitário ou no próximo”, afirmou Paulo Pereira. O autarca diz que já existem projetos prontos par a requalificação da igreja, do edifício dos Celeiros e para o parque de estacionamento, entre outros.

 

Os projetos da Câmara Municipal visam colocar o Mosteiro de Ancede cada vez mais ao serviço do desenvolvimento do concelho. “Um equipamento cultural dinâmico torna-se um cartão de visita de uma região, atrai turistas e visitantes, que ajudam na dinamização do alojamento, da restauração, dos operadores turísticos e do comércio local em geral”, salientou Paulo Pereira.

 

O autarca apresentou ainda os eixos onde se estrutura o desenvolvimento turístico do concelho, que assenta na valorização ambiental, paisagística e cultural de Baião, mas também na qualidade dos seus produtos, de modo a posicionar o território como um concelho ambientalmente sustentável e com uma oferta diversificada a vários níveis.

 

DANIEL GUEDES CONGRATULOU-SE PELA REALIZAÇÃO DA OBRA

Também o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, usou da palavra para dar as boas-vindas a todos os presentes e manifestar o seu reconhecimento pela presença da Ministra da Cultura na cerimónia, apesar do tempo excecional que atravessamos, o que é “revelador da importância da obra”.

Daniel Guedes enalteceu a relevância do mosteiro em termos culturais e patrimoniais, mas também para a história e para a formação da identidade da freguesia e do concelho.

O autarca de freguesia sublinhou o empenho político de Paulo Pereira e do seu antecessor, José Luís Carneiro para que esta obra pudesse ser uma realidade.

Daniel Guedes mostrou-se ainda convicto de que após a intervenção a freguesia e o concelho ficarão mais ricos e verão os seus nomes serem elevados, com uma obra projetada por Álvaro Siza Vieira.

A obra irá beneficiar a população que ali terá um espaço dedicado à cultura e à arte, mas também ganhará mais visitantes que desejem descobrir o novo espaço.

 

Marcaram presença no evento os vereadores da Câmara Municipal de Baião, o presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte, o Diretor Regional de Cultura do Norte, autarcas de freguesia e da região, o pároco da freguesia de Ancede, representantes de entidades associativas de Ancede e Ribadouro e de entidades da região como a Rota do Românico, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega ou a Dolmen.

Por motivos de saúde o arquiteto Siza Vieira não pôde estar presente, fazendo-se representar por um dos seus colaboradores mais diretos, o arquiteto José Luís Carvalho Gomes.

 

UM ESPAÇO COM DIVERSOS USOS, MAS QUE VAI RESPEITAR A HISTÓRIA

 

A empreitada da terceira fase de conservação e restauro do Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede é da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião.

 

Trata-se de um investimento total de 1 milhão e 666 mil euros, sendo que os fundos comunitários suportam 988 mil euros deste valor.

 

A obra tem uma duração de 15 meses e vai intervir em quatro áreas: os claustros, a ala poente, a ala nascente e a ala sul. Nestas áreas irão nascer como espaços de exposição permanente e temporária, um auditório, espaços multifuncionais, espaço de receção e sanitários.

 

A requalificação do espaço incidirá de modo mais marcado no piso um, que verá aparecer duas salas expositivas ou um auditório multifunções. Para o piso térreo e do armazém, o programa de arquitetura prevê o conceito de “ruína consolidada”, permitindo o conhecimento e o contacto com espaços seculares.

 

Serão ainda feitos arranjos exteriores, prevendo-se uma ligação entre a ala sul e o muro da cerca, feita em calçada à portuguesa, que unirá uma porta no muro nascente e outra no muro da plataforma da ala poente. Esta plataforma terá pavimento em saibro, tal como o claustro e a plataforma nascente.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! 👍

Terça-feira 24°15°CQuarta-feira 21°12°CQuinta-feira 19°13°CSexta-feira 11°8°CSábado 13°8°CDomingo 16°9°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico