As creches irão reabrir no próximo dia 18 de maio e mais de duas dezenas de trabalhadores das creches de Baião já realizaram testes para despistar a doença COVID-19. As análises foram feitas no dia 13 de maio e irão permitir uma maior segurança das crianças que frequentam as creches.
Nos dias 14 e 15 de maio serão realizados testes para COVID-19 aos colaboradores do Serviço de Apoio Domiciliário das entidades de solidariedade social, que apoia cidadãos idosos, ou mais dependentes, diretamente na sua residência.
Ao todo, durante esta semana, serão testados no concelho de Baião 75 profissionais das creches e dos serviços de apoio domiciliário.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, classifica a realização dos testes como uma “medida fundamental para a proteção da comunidade e para uma maior tranquilidade dos cidadãos, em especial daqueles que têm a seu cargo pessoas dependentes”.
A delegada de saúde concelhia, Gabriela Saldanha, refere que “as intervenções que estão a ser implementadas e irão ser realizadas no concelho, têm como principal finalidade a salvaguarda da saúde da população e procuram conter a propagação da doença COVID-19”, sendo também “muito importante que todos os cidadãos continuem a adotar comportamentos responsáveis e procurem proteger-se e proteger também todos aqueles que os rodeiam através das medidas já de todos conhecidas, nomeadamente o uso de máscaras, manter o distanciamento e realizar uma correta higiene de mãos”.
A realização destes testes é coordenada pela Autoridade de Saúde local de Baião, que se encontra em estreia articulação com a Câmara Municipal de Baião no sentido de proteger a comunidade baionense da pandemia COVID-19.
Os testes são realizados no centro COVID-Drive no Marco de Canaveses, uma estrutura criada sob a orientação do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I e que serve cidadãos da região.
FUNCIONÁRIOS DE LARES JÁ TESTADOS
De lembrar que já no dia 29 de abril foram testados 92 funcionários de lares baionenses, numa ação que abrangeu estruturas da Santa Casa da Misericórdia, do Centro Social de Santa Cruz do Douro e do Lar Hotel. A iniciativa coube no Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais e do Protocolo de Implementação dos Centros de Triagem assegurados pela Cruz Vermelha Portuguesa.
Os testes vão ainda abranger os utentes dos lares, forças de proteção civil e forças de segurança do concelho.
COMO FUNCIONA O CENTRO COVID DRIVE
O centro COVID Drive situa-se no estádio do Marco de Canaveses. Esta estrutura presta apoio aos utentes de Baião. A realização dos testes carece de marcação prévia, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o circuito de colheita demora entre dez a quinze minutos, não tendo os utentes necessidade de sair do seu automóvel.