• Sábado 23°14°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Economia Gastronomia

Rescaldo efetuado: Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião voltou a ser um sucesso

Perto de 10 mil pessoas passaram pela Feira em 3 dias de evento

Terminou este domingo, 8 de março, a 15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião. Uma vez mais o sucesso foi notório, com muito público a visitar o certame, que permitiu a promoção dos produtos e da gastronomia local de qualidade.

Isto sem contar com a moldura humana que acabou por visitar o território baionense nesse fim-de-semana, acabando por fazer outras refeições nos restaurantes locais, que normalmente também esgotam, assim como dormidas em hotéis e alojamento local.

A iniciativa foi um verdadeiro sucesso, não só pelo volume de negócios gerados, mas também pela grande afluência de público à sede do concelho, com o domingo a registar o ponto mais alto da iniciativa. Três dias com casa cheia, onde foram cumpridas as mais altas expetativas.

Os visitantes, que vieram de várias partes do país, e até do estrangeiro, continuam a reconhecer, ano após ano, que a qualidade dos produtos expostos é um dos grandes pontos fortes do certame.

Cerca de 40 stands e 3 restaurantes preencheram a tenda onde não faltou fumeiro, vinhos da casta Avesso, doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, citrinos da Pala, broa de milho cozida no local, compotas, licores, ginjinha, chocolates, amêndoas, cerveja artesanal e artesanato típico. Os restaurantes serviram o famoso Cozido à Portuguesa e o Arroz de grelos com moira, cujo paladar derreteu os comensais.

A tenda aquecida, com 450 lugares sentados, lotou minutos depois das portas abrirem. No dia seguinte, sábado, à hora de almoço, a proeza repetiu-se. No domingo também. A animação ajuda à festa e os elogios multiplicaram-se.

Na sexta-feira, o Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião abriu as portas do certame, seguindo-se as atuações do Grupo de Concertinas e Bombos de S. Tiago de Queimada e da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, que vive em 2020 um ano especial, pela celebração dos seus 100 anos de existência.

No sábado, a animação também encantou os visitantes com os Arribamonte a preencher o almoço para, logo de seguida, entrarem as danças, pela Academia de Dança Liliana Castro. Ao jantar, a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão deu o mote de entrada para uma serão de muitas gargalhadas, com o fadista Emanuel Moura a conquistar o público.

Habituado o receber visitas de membros do Governo, a Feira contou no sábado com a presença, entre outras individualidades, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que fez questão de almoçar no recinto, depois de visitar os produtores presentes. A governante mostrou-se “encantada” com “a forma genuína como Baião sabe receber e organizar”. Maria do Céu Albuquerque deixou ainda um elogio ao executivo municipal por, “em matérias relacionadas com a Agricultura, ter visão e ideias muito alinhadas com as do Governo”.

No domingo, as concertinas e as desgarradas voltaram a ser protagonistas na hora de almoço, com o Grupo Joaquim Nogueira a conquistas os visitantes. Durante a tarde, o festival de folclore chamou à tenda 6 ranchos concelhios: Cesteiras de Frende, A.C.R de Santa Cruz do Douro, Danças e Cantares de Gestaçô, Ceifeiras de Valadares, Associação Cultural e Recreativa de Ancede e Ribadouro e o Rancho Folclórico de Baião.

A RTP marcou presença, através do programa “Domingo à Tarde”, emitindo a partir de Baião 6 diretos, para todo o mundo, relativos aos momentos mais importantes do dia.

No encerramento, José Lima, vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, juntou em palco todos os participantes no certame para, com eles, brindar ao sucesso da iniciativa que “num contexto tão especial como o que se viveu nesse fim-de-semana, com a expansão inesperada do Coronavírus, correu bem”.

Recorde-se que sobre esta matéria, ainda antes do evento começar, e “ponderados todos os imponderáveis”, a Câmara Municipal de Baião  preparou, especialmente para o evento, um conjunto de medidas estruturais de prevenção ativa. Estas medidas incluíram num plano de contingência elaborado de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde para a organização de eventos públicos. O plano direcionou-se aos visitantes do evento e a trabalhadores que estiveram integrados no mesmo. Entre outras medidas, o certame dispôs de reforço de equipamentos de higienização, assim como de informação pública sobre cuidados a ter.

Para José Lima, “o balanço da feira é extraordinariamente positivo. Radica nas impressões que recolhi juntos dos produtores, no sorriso que demonstraram com entusiasmo e determinação em fazerem sempre melhor. Tivemos um fim-de-semana com casa cheia. Sendo uma feira de fumeiro foi, também, uma excelente oportunidade para darmos a conhecer o nosso território”.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, que já na abertura do certame fez questão de mostrar o orgulho que sente na organização e nos produtores presentes, ao conhecer os números de mais uma edição de sucesso, mostrou-se muito satisfeito e garantiu que “o executivo começará já a trabalhar para fazer mais e melhor em 2021 porque o certame, além de promover produtos únicos e de excelência da região, promove também a autoestima dos produtores ao ser-lhes reconhecido o seu duro trabalho. Além disso, o evento permite, ainda, a projeção do nome do município e da região, indicadores que nos mostram que estamos no caminho certo”, remata.

Ao lado da tenda, decorreu com sucesso mais uma edição da Feira Stock Off, uma iniciativa da Associação Empresarial de Baião que contou com a presença de diversas empresas baionenses e com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! 👍

Sábado 23°14°CDomingo 23°16°CSegunda-feira 19°14°CTerça-feira 27°16°CQuarta-feira 26°16°CQuinta-feira 28°18°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico