• Sábado 23°14°C

Economia

15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião promete enchente

Certame abre portas esta sexta feira, 6 de março

O Cozido à Portuguesa junta-se ao vinho Avesso de qualidade para a primeira grande Feira gastronómica do ano em Baião. A 15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião arranca esta sexta feira, 6 de março, e até domingo, dia 8, promete deixar rendidos os mais exigentes apreciadores da boa qualidade e sabor.

O festival é o maior do distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa dedicado a estas iguarias tradicionais e 15 anos depois continua a surpreender e a conquistar elogios de visitantes de todo o mundo.

A organização é da Câmara Municipal de Baião que continua a exigir aos produtores de fumeiro elevados níveis de qualidade porque é, precisamente, a qualidade a referência deste certame. Prova disso é a excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas. A mesma exigência mantém-se para os vinhos e para os restantes produtos tradicionais.

A abertura acontece a 6 de março, às 19h. Nesta edição, que ocorrerá numa tenda coberta e aquecida, totalmente confortável, com cerca de 2000 metros quadrados, vão estar representados cerca de 4 dezenas de produtores locais. Ali, os visitantes poderão deliciar-se com carnes e legumes de grande qualidade e pratos confecionados à boa maneira tradicional. A tenda terá ligação à internet, por wireless, de forma permanente e gratuita.

O Cozido à Portuguesa será servido em 3 restaurantes que estão preparados para receber cerca de 450 pessoas em simultâneo. Para além deste prato pode degustar-se, também, o Arroz de Moira com Grelos, uma iguaria majestosa da região, ou os tradicionais ovos com salpicão.

O fumeiro merece, contudo, o título de “rei” do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, ao presunto, à linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

Mas haverá mais para descobrir: os vinhos da casta Avesso, néctar único no mundo, pelo seu aroma frutado, baixo teor de acidez e graduação alcoólica quanto baste, terão a sua zona de promoção e prova.

E estarão, ainda, presentes diversos produtores de doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, amêndoas, frutos silvestres ou cerveja artesanal. Paladares e aromas mais do que suficientes para atrair os visitantes ao concelho “mais verde” do distrito do Porto.

A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos e grupos de bombos.

Destaque, ainda, para sábado à noite, com a atuação de Emanuel Moura, o artista que junta ao Fado uma pitada de humor e que promete uma noite carregada de gargalhadas.

Em paralelo ao evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira Stock Off, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

Programa do evento:

Dia 6 – Sexta-Feira

19 h – Abertura Oficial da Feira
Atuação grupo de bombos A. T. C. M. Baião
20 h – Atuação Associação Concertinas e bombos São Tiago de Queimada
22 h – Atuação Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha de Zêzere
24 h – Encerramento

Dia 7– Sábado

10 h – Abertura da Feira
12 h – Atuação do grupo Arribamonte
15 h – Academia de Dança Liliana Castro
20 h – Atuação da Associação Cultural de Concertinas do Lameirão