• Domingo 19°9°C

Cultura Destaques Tradições

Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras em Baião bateu record

Pelo 19º ano consecutivo as coletividades culturais do concelho de Baião foram desafiadas pela Câmara Municipal a participar no Encontro concelhio de Cantadores de Janeiras que todos os anos se realiza invariavelmente em Janeiro, em Ancede. O evento, que tem o apoio da União das Freguesias de Ancede e Ribadouro, juntou na edição deste ano um número record de participantes: 20 grupos vindos de todo o concelho, onde integraram cerca de 400 cantadores. Nunca este número havia sido tão alto.

O Encontro de Cantadores de Janeiras de Baião é uma iniciativa que visa manter viva a tradição do Cantar das Janeiras, preservando e promovendo todo um valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região. Estimula e contribui, além disso, para a participação da comunidade e do associativismo local, que ao longo do ano promove atividades relevantes para o desenvolvimento sociocultural do Município.

A cada ano acorrem à festa cada vez mais pessoas. O evento decorreu na tenda contígua ao Mosteiro de Santo André de Ancede, que tem capacidade para acolher os participantes assim como os muitos espectadores que estiveram a assistir sem arredar pé, até bem perto da uma da manhã, a uma noite de cultura e tradição.

Os cantadores, graúdos e miúdos, muniram-se de cantares ao Menino Jesus e aos Reis e fizeram-se acompanhar por vários instrumentos tradicionais.

O sucesso do evento deve-se em grande parte à fiel participação destes grupos que todos os anos fazem questão de participar com canções novas e muita energia. São eles que pesquisam, recolhem e registam um reportório popular que de outra forma se perderia.

Baião tem trabalhado muito na preservação das tradições que fazem parte da sua história. Ao longo do ano são várias as iniciativas do género que a autarquia faz questão de promover.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que assistiu ao evento do início ao fim, também ele participando, “esta é uma oportunidade para reafirmar a aposta na revitalização das tradições, na cultura e na consolidação de um cartaz de eventos que envolva a comunidade, os grupos locais e promova o bem-estar da população”.

Daniel Guedes, presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, que participou em várias atuações ao longo da noite, regozijou-se pelo número de cantadores que ano após ano vem aumentando, garantindo que tudo fará para que o evento continue em Ancede porque a freguesia que lidera é uma “freguesia de cultura e tradição”.

Os cantadores integraram diversos grupos em representação de associações culturais, desportivas e recreativas do concelho. Foram eles, por ordem de intervenção, a Escola de Música da Casa do Povo de Campelo; Grupo Viver a Vida de Ancede; Grupo de Novos Jovens de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas; Grupo Sénior de Frende; Associação de Concertinas do Lameirão; Rancho Folclórico “As Cesteiras de Frende”; Associação Porto de Baião; Associação Danças e Cantares de Gestaçô; Paróquia de S. Miguel de Tresouras; Rancho Folclórico “As Ceifeiras de Valadares”; Grupo de Jovens de Ancede; Rancho Folclórico de Baião; Associação Cultural e Recreativa de Ancede e Ribadouro; Associação de Concertinas e Bombos de S. Tiago de Queimada; Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro; Grupo de Bombos Via Verde; Grupo Foles e Cantares; Banda Marcial de Ancede; Grupo Santo André de Ancede e Associação Desportiva de Ancede.