No dia 5 de dezembro a Associação ÂNIMAS esteve nos três agrupamentos de escolas do Concelho de Baião, Vale de Ovil, Eiriz e Santa Marinha, a demonstrar a utilidade que podem ter os cães de Assistência e os cães de Terapia junto das crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Os cães de Assistência, representados neste dia pela cadela Dalí acompanhado do instrutor Abílio Leite, são cães que são instruídos para que possam ajudar pessoas com alguma limitação, seja ela física ou mental, a incluir-se na sociedade e a serem mais autónomas. A ÂNIMAS educa cães de Assistência para crianças com Perturbação do Espetro do Autismo e Cães de Assistência para pessoas com deficiência física ou mental com excepção dos cães Guia para cegos.
Todo este processo resulta na cedência de um cão altamente instruído em particular para cada usuário de forma inteiramente gratuita para ele, bem como um acompanhamento do seu percurso de vida pela ÂNIMAS. Nesta área a associação é a única entidade com a certificação pela ADI – Assistance Dogs International e a ADEu- Assistance Dogs Europe as entidades que regulam a nível internacional e europeu respectivamente a utilização dos cães se assistência.
Já noutra vertente a ÂNIMAS forma duplas de Intervenções Assistidas por Animais, e neste campo tivemos a representar estas duplas a Bonny e a Liliana Carril. As intervenções Assistidas por Animais (IAA) referem-se a acções em que o cão é utilizado como um recurso facilitador e motivador e dividem-se em: Atividades Assistidas por Animais, de cariz lúdico e recreativo ou mesmo educativo que podem ser levadas a cabo por qualquer pessoa que tenha formação em IAA, sendo um recurso explorado por Animadores socioculturais, Educadores sociais, Assistentes Sociais; as Terapias Assistidas por Animais, feitas por terapeutas (terapeuras da fala, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas…) onde o cão é usado como um recurso facilitador da relação terapêutica e um motivador para a participação do cliente; e a Educação Assistida por Animais feita por professores, Educadores Sociais, pedagogos ou psicólogos onde se pretende que a aprendizagem seja facilitada pela intervenção do cão como um motivador. Também nesta área a ÂNIMAS recebeu em 2018 pela primeira vez a certificação da AAI-int.
O que os alunos e professores destes três agrupamentos, neste dia, puderam experimentar e observar foram algumas atividades que podem ser utilizadas no contexto da escola, bem como, ficar a saber um pouco mais sobre a utilidade dos cães de Assistência e Intervenções.