Inaugurado, há sensivelmente dois anos e meio, o Centro de BTT de Baião (CBTT) regista uma procura crescente pelos amantes da modalidade.
Vários grupos oriundos do concelho, da região e do país têm desfrutado das condições que o CBTT tem para oferecer.
Localiza-se junto ao Centro Hípico de Baião, constituindo-se, no seu conjunto, como um complexo de lazer e prática desportiva associada à natureza e ao ar-livre. O CBTT está dotado de balneários, oficina de bicicletas, zona de lavagem, espaço administrativo e sanitários.
Dali partem 123 quilómetros de trilhos, com diferentes níveis de dificuldade, através dos quais é possível explorar a diversidade das paisagens de Baião, e nomeadamente as serras da Aboboreira, Marão e Castelo de Matos.
Estes percursos, devidamente assinalados e com “Track” em suporte digital, apresentam um elevado interesse no âmbito do turismo, da atividade física e do lazer, permitindo a (re)descoberta do território, de uma forma integradora e harmoniosa com a natureza, e possibilitando contemplar e apreciar toda a sua beleza.
O desenho da rede dos quatro percursos abrange um conjunto alargado de pontos de interesse da região, permitindo assim várias ligações e combinações entre todos os percursos. Deste modo, cada utilizador pode definir o seu próprio itinerário e optar, com base nas indicações disponíveis, no seu nível físico e disponibilidade de tempo, por realizar um determinado percurso ou uma combinação de vários percursos, em condições de segurança.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, também ele um apaixonado pela modalidade, “esta estrutura e esta oferta permite que os amantes da natureza e do desporto descubram as serras, as florestas e os espaços verdes do concelho de Baião”.
“Orgulhamo-nos de ser o concelho com maior percentagem proporcional de áreas verdes e florestais em todo o distrito do Porto e queremos que através desta modalidade, que tem cada vez mais adeptos, os nossos visitantes descubram muito do que Baião tem de bom, desde o património, à gastronomia e à cultura”, observa Paulo Pereira, também responsável pelo pelouro do Desporto da autarquia.
A gestão do espaço é da responsabilidade da Câmara Municipal, mas a sua dinamização é feita em parceria com a associação Baidebike – Clube de Cicloturismo de Baião.
Para Filipe Bento, presidente da Baidebike, “muitos dos atrativos de Baião descobrem-se melhor a pedalar em cima de uma bicicleta, seja ela de estrada ou de montanha”, referiu.
O Centro de BTT está aberto todos os dias da semana, no horário das 8h00 às 18h00, sendo que aos domingos e feriados está sujeito a reserva, podendo esta ser feita através do email : centrobtt@cm-baiao.pt.
Conheça os trilhos: ROTAS, PERCURSOS E PAISAGENS MILENARES – BAIÃO
Percurso Verde
Centro Hípico – Almofrela – Aboboreira
Extensão: 9,74 quilómetros
Nível de dificuldade: fácil
Acumulado de Subidas: 193 metros
Percurso Azul
Centro Hípico – Penaventosa – Vale Xadeiro – Capela da Sra. da Guia
Percurso Circular
Extensão: 17,57 quilómetros
Nível de dificuldade: moderada
Acumulado de Subidas: 598 metros
Percurso Vermelho
Centro Hípico – Vila de Baião – Campo de jogos da A.D.Baião – Outoreça – rio Ovil – Chã de Arcas – Loivos do Monte – Chã de Parada – Senhora da Guia – Aboboreira – Almofrela
Percurso Circular
Extensão: 32,8 quilómetros
Nível de dificuldade: difícil
Acumulado de Subidas: 1156 metros
Percurso Preto
Centro Hípico – Vila de Baião – Campo de jogos da A.D.Baião – Outoreça – rio Ovil – Chã de Arcas – Fojo – Alcarias – rio Teixeira – Chã de Parada – Aboboreira – Almofrela
Percurso Circular
Extensão: 63,6 quilómetros
Nível de dificuldade: muito difícil
Acumulado de Subidas: 2779 metros
Mais informação em:
https://www.cm-baiao.pt/viver/desporto-e-associativismo/percursos-btt/#p11