• Sexta-feira 28°15°C

Destaques Educação

Câmara Municipal de Baião premiou mérito e cidadania de vários alunos baionenses

A Câmara Municipal de Baião atribuiu esta sexta feira, 8 de novembro, aos alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz – os Prémios de Mérito Escolar e de Mérito de Cidadania.

Esta iniciativa teve início às 21h30, no Auditório Municipal de Baião, e juntou alunos – os protagonistas da noite – os seus encarregados de educação, outros familiares e amigos, professores e membros da sociedade civil baionense para, formalmente,  verem ser distinguidos os 27 alunos de excelência.

Este prémio, que tem como objetivo motivar os alunos para o estudo e para a importância do saber enquanto instrumentos fundamentais para o desenvolvimento económico, cultural e social, valoriza o esforço e promove o reconhecimento público do mérito pelo trabalho, pela assiduidade, pelo empenho e pelo bom comportamento e relacionamento. A distinção contempla os alunos que obtiveram melhores resultados no ensino básico e no ensino secundário e que demonstraram competências sociais relevantes, como a solidariedade, tolerância, bom relacionamento, espírito de iniciativa e disponibilidade colaborativa para com a comunidade educativa e a sociedade em geral. Para além da importante distinção destes valores, os prémios de mérito e de cidadania contemplam a atribuição de uma recompensa pecuniária que vai dos 150 aos 350 euros, valores integralmente pagos aos alunos pela Câmara Municipal de Baião.

No uso da palavra, o vice-presidente e vereador da Educação, José Pinho Silva, valorizou e agradeceu o trabalho de todos quantos contribuem para a qualidade do ensino e da educação no município, salientando a importância da Escola Pública – “uma fonte de educação, de conhecimento, de cidadania e de igualdade de oportunidades de sucesso para todos”. Nesse sentido incentivou os jovens baionenses a darem o seu máximo empenho nos estudos para alcançarem a sua realização plena, enquanto cidadãos e profissionais. “O saber é o bem mais precioso que existe, porque podemos levá-lo connosco para onde quer que seja e dessa forma realizarmos os nossos sonhos pessoais e profissionais”, observou.

Carlos Alberto Carvalho e Manuela Miranda, diretores dos agrupamentos escolares de Vale de Ovil e Sudeste, juntaram-se a António Camelo, em representação de José Matos (Diretor do Agrupamento de Eiriz), para comprovarem que os alunos distinguidos reúnem em si características de grande importância, como o excelente aproveitamento escolar, mas também um comportamento exemplar para com colegas, professores e funcionários da escola, aproveitando o momento para incentivar outros alunos a dar o melhor de si, na escola e na vida pessoal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a educação é uma área de intervenção prioritária da autarquia, visível nas melhorias implementadas ao longo dos anos, com o intuito de criar boas condições de ensino e aprendizagem: “a aposta na educação é uma das maiores obras que a autarquia fez e faz no concelho”.

Paulo Pereira enalteceu a importância da escola na transmissão de valores de cidadania e de humanismo e, principalmente, na garantia de que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizagem, independentemente da sua condição social.

Para o autarca, para quem os jovens não são só o futuro, mas sim o presente, a entrega dos prémios serve para “reconhecer o mérito, mas, acima de tudo, para os responsabilizar a serem ainda melhores no futuro, como alunos e cidadãos”, referiu.

Abrilhantaram a cerimónia vários momentos musicais da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas do Sudeste, Vale de Ovil e Eiriz, estes últimos dois sob a coordenação dos professores Plácido Carvalho e António Camelo, respetivamente. Ana Beatriz e Vitor Hugo Teles, alunos do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, apresentaram a cerimónia.