Um grupo de 17 investigadores da área da Geografia, oriundos do Brasil, Moçambique e de Portugal encontram-se em Baião, desde ontem, 1 de outubro até ao dia 3, para uma visita de trabalho ao território baionense e à região do Alvão-Marão.
A visita decorre no âmbito de um projeto de desenvolvimento territorial promovido pelos concelhos de Baião, Amarante, Marco de Canaveses, Mondim de Bastos, Régua, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.
A visita, coordenada pelo Professor António Vieira, investigador da Universidade do Minho, está inserida no 3º Encontro Luso-Brasileiro de Património Geomorfológico e Geoconservação, que decorre na cidade de Guimarães.
A terceira edição deste evento pretende promover a pesquisa luso-brasileira em torno do Património Geomorfológico, componente maior do Geopatrimónio, mas abrindo espaço também para a reflexão sobre as outras formas de Geopatrimónio, suas bases conceptuais, estratégias de geoconservação e formas de promoção dos seus valores e potencialidades junto da sociedade.
Esta iniciativa é uma organização do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho) e conta o apoio da Câmara Municipal de Baião.