• Terça-feira 15°11°C
  • (+351) 255 540 500

  • pt Português
  • Google Tradutor
    Tradutor

Cultura Desporto Destaques

Campeonato do Mundo de Motonáutica está de volta a Baião

Pelo quarto ano consecutivo, os melhores pilotos do Mundo de Motonáutica – fórmula 2, regressam ao Rio Douro, na paradisíaca Albufeira da Pala, em Ribadouro, Baião, exibindo com a classe e competitividade as suas bonitas “máquinas voadoras”.

De comboio, de carro, moto ou bicicleta, de barco ou a pé, dependendo do local de residência e da forma como deseje desfrutar da magnífica paisagem da localidade, chegar à Pala – Ribadouro em Baião é fácil!

Com os melhoramentos efetuados pelo Município de Baião (1ª fase do passeio pedonal) já em fase de acabamento, as condições de segurança, o enorme aumento do espaço disponível para os espectadores e a visibilidade para toda a pista merecem, por si só, uma visita à “remodelada” Pala.

Num circuito com cerca de 1800 metros de perímetro, com a obrigatória rondagem das 4 boias laranja,  pela direita e a boia amarela pela esquerda, os pilotos da fórmula 2 vão dar um espetáculo único,  exibindo a sua elevadíssima capacidade e perícia, não só de pilotar, como manter os seus barcos a sulcar a água na sua velocidade máxima, nas retas, mantendo apenas “os calcanhares” da sua embarcação a tocar na água, sem perder o equilíbrio que, ao menor erro, os faz voar e, como não possuem travões , usando apenas o “TRIM”, têm de fazer com que o “casco” do seu catamaran baixe e flutue sobre a água, de forma a conseguir rondar, mantendo a embarcação direita e, num exíguo espaço entre as boias e os outros concorrentes, possam sair em aceleração, sem sofrer qualquer penalização por destruição de boia, ou “crach” entre barcos.

Os pequenos, mas extremamente potentes catamarans, construídos por várias fábricas, nomeadamente DAC, MOORE, BABA, MOLGAARD e VICTORY, mas todos igualmente equipados com Motores “Mercury Racing 2.5 litros OptiMax 200XS”,  passam dos 0 aos 100 kms/ hora em apenas 4 segundos,  atingem a velocidade máxima de 190 kms/ hora e em rondagem atingem  o grau 4,5 de Força G (unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra),  apenas superado pelas acrobacias aéreas com aviões.

Sendo o Grande Prémio de Portugal a quarta e penúltima prova do Campeonato do Mundo, edição de 2019, organizado pela UIM – União Internacional de Motonáutica, Entidade Reguladora da modalidade a nível Mundial, os pilotos chegam à Albufeira da Pala com as várias posições cimeiras por decidir, podendo ainda vários pilotos ter aspirações de conquistar qualquer das três medalhas em disputa (Ouro, Prata e Bronze). Pode acontecer que cá se decida o Campeão da presente época.

A exemplo dos anos anteriores, também na presente edição, o já muito experiente e único piloto português de Fórmula 1, DUARTE BENAVENTE, com o barco número 45, nos presenteia com a sua presença.

A edição de 2019

O Campeonato Mundial de 2019 arrancou no passado dia 26 de maio, na Lituânia, tendo passagens posteriores na Noruega e Itália, chegando a Portugal nas datas acima referidas e terá o seu epílogo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos a 6 de dezembro.

A prova é organizada pelo Clube Náutico de Ribadouro e pela Câmara Municipal de Baião, sob a égide da UIM – Union Internationale Motonautique e da Federação Portuguesa de Motonáutica.

Embora com transmissão direta pela RTP, permitindo que as imagens da “paradisíaca” Albufeira da Pala, em Ribadouro, Baião cheguem aos “quatro cantos do mundo”, é no local que se sente o extraordinário poder destes pequenos catamarans, conjugado com a perícia e a fabulosa capacidade de condução dos melhores pilotos do mundo da atualidade, levam ao rubro a multidão que assiste das margens circundantes.

Com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, conta ainda com o patrocínio de várias empresas privadas.

Este ano, contamos com 22 pilotos. Tal como aconteceu no ano passado, no sábado decorrerão treinos livres e provas de qualificação para apurar os 15 melhores.

No domingo de manhã será efetuada prova de repescagem para encontrar os restantes cinco pilotos que completarão a grelha de partida com 20 pilotos, que é o máximo permitido pelas regras para provas de circuito dos campeonatos do mundo organizados pela UIM.

O piloto português de F1 – Duarte Benavente, que este ano tem estado em todas as provas do Campeonato do Mundo de F2, ocupa o terceiro lugar, o que lhe concede enormes expectativas para a etapa portuguesa, que ele venceu em 2017 e o segundo lugar em 2018.

Os campeões do mundo de 2017 e 2018, confirmaram já a presença, sendo que o piloto do Abu Dabhi Team, campeão em Ribadouro em 2017, Rashed Al Qenzi, lidera atualmente a classificação geral e também quer ter uma boa classificação em Portugal, de forma a conseguir repetir o êxito na última prova do campeonato que, este ano, acontecerá exatamente no Abu Dabhi.

A Albufeira da Pala

A singular Albufeira da Pala, no rio Douro, na freguesia de Ancede e de Ribadouro, em Baião, volta a ser escolhida para acolher a prova. O município de Baião oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos devido ao seu enquadramento geográfico e paisagístico. A prova do Campeonato do Mundo de Motonáutica realiza-se assim, num espaço natural privilegiado e com condições incomparáveis para a prática desta modalidade.

Também os serviços turísticos disponíveis em Baião e no vale do Douro têm uma diversificada oferta de hotelaria de excelência e de Turismo em Espaço Rural, o que faz com que eleve a tendência para este tipo de atividades e públicos. Baião é um destino para a prática de turismo ambiental, turismo de natureza, turismo de aventura e turismo desportivo, valorizando o seu imenso potencial paisagístico, humano e natural.

O potencial incomparável é conferido pela realização de vários eventos turísticos de prestígio que são já imagem de marca do território, pleno de paisagens reconhecidas pelos amantes das diversas modalidades que têm aqui dos seus eventos mais bem-sucedidos como o Rally de Portugal, o Rally Terras D’ Aboboreira, a Baja “Rota do Douro” (TT), Circuito NGPS – “Trilho do Neolítico” (BTT) e o Marão I AMIGO Free Trail Run – Trilho Luzir, entre outros.

Esta modalidade também possui um fator diferente, o que desperta, assim, uma maior curiosidade nos públicos e promove a visita aos espaços onde as mesmas decorrem. Com a realização desta prova, pretende-se proporcionar um espetáculo de envergadura mundial, destacando, ao mesmo tempo, as potencialidades do território do Porto e Norte.

Pela sua localização e enquadramento, associado ao impacto desportivo e mediático que a prova granjeia, acreditamos que este evento tem constituído uma extraordinária mais-valia na promoção da região, do país, suas gentes e paisagens. De facto, nos três anos em que a prova se realizou neste local, o retorno para a indústria hoteleira e de restauração tem sido enorme, com diversas unidades de alojamento a esgotar a sua ocupação e restaurantes a registar uma procura maior do que o habitual. Da mesma forma, como o comprovam as imagens da RTP – que tem efetuado a cobertura do evento em direto -, são milhares de pessoas que assistem de forma entusiástica a este espetáculo náutico.

Edição 2019 foi apresentada à imprensa a 3 de setembro 

Na apresentação da prova portuguesa, que se realizou no Douro Royal Valley Hotel e SPA, esta terça feira, defronte para a albufeira da Pala, no rio Douro, o piloto português Duarte Benavente prometeu “lutar com muita determinação para elevar as cores de Portugal” e para se manter na luta, enquanto for matematicamente possível chegar ao título.

Este ano, o piloto vai utilizar a mesma embarcação, com cerca de 230 cavalos, mas com alguns melhoramentos ao nível das hélices em relação a 2018.

O presidente do Clube Náutico de Ribadouro, que organiza a prova, destacou o “grande desafio” que é erguer uma “competição de nível mundial com uma logística muito complexa”. Mário Sousa lembrou que a competição acontece em Baião “graças à teimosia” do presidente da câmara, Paulo Pereira.

O autarca agradeceu o esforço da organização da prova, mas lamentou a dificuldade que o município tem encontrado, ano após ano, para reunir os apoios financeiros necessários, nomeadamente das entidades nacionais, apesar da promoção internacional de Portugal e da região do Douro que o evento proporciona.

Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, reafirmou o apoio daquele organismo à organização do evento, recordando o seu impacto mediático, à escala internacional, nomeadamente na atração de público e na promoção da região.

O presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica disse esperar este ano uma maior adesão de público, consolidando o sucesso dos anos anteriores. No ano passado, estiveram em Baião cerca de 20.000 espetadores.

O dirigente previu, também, que a prova pode voltar a ser, em termos organizativos, uma das duas melhores do mundial de motonáutica na especialidade de Fórmula 2.

Daniel Guedes, presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro mostrou-se “orgulhoso” por ver a freguesia que lidera a receber um “evento com a importância e a projecção que o Campeonato do Mundo de Motonáutica proporciona” e Nuno Araújo, administrador da Administração dos Portos de Leixões, Porto e Viana do Castelo, reafirmou o apoio à prova.

Horários de Evento

SEXTA-FEIRA 13 setembro 2019
Chegada das Equipas08:00
Verificações Administrativas10:00 – 18:00
Inspeções Técnicas11:00 – 18:00
Reunião de Equipas F216:00
Jantar Oficial de Boas-Vindas21:00
SÁBADO 14 setembro 2019
Abertura do Paddock08:00
Verificações Administrativas08:00 – 09:00
Inspeções Técnicas08:00 – 09:00
Cerimónia Oficial de Abertura09:15 – 09:45
Reunião de Pilotos10:15 – 10:45
Treinos Livres11:15 – 12:45
Acesso ao Paddock – Convidados13:15 – 14:15
(Volta VIP)
Provas de Qualificação15:30 – 17:00
‘Sunset Party’18:30 – 21:00
DOMINGO 15 setembro 2019
Abertura do Paddock08:00
Reunião de Pilotos09:00 – 09:30
Foto de Grupo (Pilotos com Fatos e Capacetes)09:40
Treinos de Aquecimento11:00 – 11:45
Corrida de Repescagem12:15 – 12:30
Volta de Apresentação15:30
Grande Prémio de Portugal15:45
Cerimónia de Entrega de Prémios17:00

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Terça-feira 15°11°CQuarta-feira 13°7°CQuinta-feira 3°CSexta-feira 1°CSábado 6°CDomingo 5°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico