• Sexta-feira 19°16°C

Desporto Destaques

Baião, Amarante e Marco de Canaveses recebem o Nacional de Ralis

*nota conjunta com as Câmaras Municipais de Amarante e Marco de Canaveses

• Três municípios reúnem esforços, e prometem condições ímpares para a realização deste evento, pontuável para o Nacional de Ralis e Campeonato Norte de Ralis.
  • Esta será a sétima etapa do Campeonato, de um total de nove provas agendadas, e é organizada pelo Clube Automóvel de Amarante.
  • Ricardo Teodósio, Armindo Araújo e Bruno Magalhães são neste momento os pilotos com maiores aspirações no campeonato, e à vitória no asfalto serrano.

O Rali Terras D’Aboboreira é a próxima etapa do Campeonato de Portugal de Ralis, num momento em que a competição pelo título nacional está cada vez mais renhida, com 3 pilotos a estarem muito bem posicionados nesta luta. Em paralelo, a prova integra também o Campeonato Norte de Ralis que trará ainda mais concorrentes para a estrada.

A apresentação oficial decorreu esta sexta-feira em Baião, e foi dado a conhecer o formato renovado para este ano, com mais investimento e diversas novidades ao nível da promoção, com a prova a realizar-se nos dias 6 e 7 de Setembro, percorrendo as espetaculares classificativas de asfalto de Amarante, Baião, e Marco de Canaveses, que como é hábito, vão receber milhares de adeptos por terras do Marão, tirando partido da beleza natural da região e de toda a oferta turística, que têm para oferecer.

Com 10 classificativas, e um percurso total de 370 quilómetros, dos quais 104 serão disputados contra o cronómetro, o arranque do rali está marcado para a manhã de sexta-feira dia 6, com a realização do “Qualifying” e “Shakedown”, e à tarde os concorrentes partem do pódio instalado no Marco de Canaveses pelas 16 horas,  rumando para uma dupla passagem pela classificativa “Rio Tâmega”, antes de rumarem à super-especial urbana de Baião, no coração da localidade, com início previsto para as 21h15 com os concorrentes do regional.

Já no sábado, dia 7, os concorrentes terão de enfrentar duas secções com passagem dupla pelas especiais de “Marco Rios de Emoção” com traçado totalmente novo, “Baião Vida Natural” e “Carvalho de Rei” em versão encurtada, antes da especial “Marão”, a última e a mais longa do rali, com os seus mais de 17 quilómetros a colocarem o derradeiro desafio aos concorrentes antes da chegada ao pódio em Baião.

A partida e chegada, bem como as zonas de assistência e reagrupamento dividem-se por entre Baião, Amarante e Marco de Canaveses, de modo a permitir dar a conhecer ao público cada uma das localidades e aquilo que tem para nos oferecer, sendo que todas as informações relativas ao percurso e pontos de passagem está já disponível nas páginas de internet do rali, bem como na página da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Quanto à parte competitiva, e quando faltam 3 eventos para o final do calendário desportivo de 2019, o resultado nesta prova será muito relevante na luta pela posição de liderança do nacional, sendo que Armindo Araújo e Bruno Magalhães já nomearam anteriormente o evento em que face ao regulamento não pontuam, faltando apenas Ricardo Teodósio realizar essa escolha, hipótese que está em aberto já para o Terras D’Aboboreira e que só será desvendada após o final do prazo de inscrições que termina a 30 de Agosto.

Para mais informações, acompanhe-nos nas redes sociais, ou consulte:

JOSÉ LUÍS GASPAR
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMARANTE

“Desde que estou nestas funções que defendo um aperfeiçoamento contínuo do trabalho em rede entre Municípios vizinhos. Deste modo, a alteração ao modelo desta prova configura um excelente exemplo do que pode ser esse trabalho, estabelecendo parcerias, potenciando recursos e assegurando ganhos de escala. Por tudo isto, acredito que este Rali sairá reforçado e que rapidamente se transformará numa prova de referência do desporto motorizado em Portugal”

PAULO PEREIRA
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO

“Enalteço o simbolismo desta parceria entre os municípios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses, efetivamente, todos juntos somos mais fortes e podemos fazer melhor. Partilhamos fronteiras, partilhamos ideias e, por isso, partilhamos também este evento”.
Esta é uma região onde há uma grande paixão pelo desporto automóvel, e deixo um apelo à consciência de todos quanto à segurança. Os troços passam por zonas urbanas e isso obriga a que as normas de segurança sejam estritamente cumpridas.”

CRISTINA VIEIRA
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARCO DE CANAVESES

“O Marco de Canaveses, graças à sua localização, tem um potencial único para receber ‘O Rali Terras D’Aboboreira’, sobretudo porque há já uma longa história de eventos desportivos motorizados no nosso Município. É por isso que, com orgulho apoiamos o Rali que serve também para promover o nosso território ao recebermos os milhares de aficionados, quer da região, quer do país. Aproveitamos para desejar que a competição decorra com o máximo de segurança e desportivismo, e que todos os que nos visitam possam conhecer um pouco mais do nosso concelho que tem muito para oferecer em termos turísticos, paisagísticos e gastronómicos”.