Foi perante uma plateia expectante, entusiasta, curiosa que os alunos do Ensino e Formação Profissional que no presente ano letivo participaram nas mobilidades no âmbito do projeto LEAVE, “Looking for European Adventure with Vocational Education”, promoveram uma sessão solene de apresentação da sua experiência profissional e pessoal que decorreu no passado dia 19 de julho no auditório Celeste Ribeiro da escola sede do Agrupamento.
Nestas mobilidades participaram 12 alunos dos cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar, Técnico de Desporto e Técnico de Ótica, por um período de 60 dias e distribuídos por três locais diferentes: a ilha de Syros, na Grécia, a cidade de Valência, em Espanha e a cidade de Brescia, em Itália.
O programa das mobilidades, elaborado em parceria com instituições parceiras do nosso Agrupamento sediadas em cada um dos locais onde se realizaram, teve como principal objetivo a realização de uma Formação em Contexto de Trabalho (estágio profissional) em instituições de acolhimento que operam nas áreas de formação dos formandos envolvidos.
No entanto, foram também definidos outros objetivos, tais como: o desenvolvimento de competências linguísticas; o conhecimento da cultura e da história das regiões e dos países de destino; a promoção da cidadania europeia e do espírito de cooperação interpessoal; o desenvolvimento da capacidade de gestão das atividades diárias num contexto novo. Para tal, foram delineadas outras atividades paralelas aos estágios como visitas de estudos, visitas culturais, contacto com o património material e imaterial locais ou contacto com outros formandos oriundos de outras latitudes.
Para esta sessão, os alunos deram os testemunhos que relatam o seu período de mobilidade sustentado em apresentações multimédia que prenderam a atenção de todos quantos estiveram presentes. Ficámos a conhecer as atividades em que participaram, os locais que tiveram oportunidade de visitar, alguma da cultura e da história das regiões onde estiveram, como geriram o seu dia-a-dia, em casa, no trabalho ou na cidade, quais as competência e tarefas que lhes foram atribuídas nos seus locais de estágio, quais as pessoas que conheceram e com as quais partilharam parte dos seus anseios e desafios.
O desempenho dos alunos ao longo do período de mobilidade, assim como durante preparação e apresentação desta sessão solene relevou para a sua avaliação no âmbito dos cursos que frequentam. Assim, a sessão contou com um júri que recolheu evidências que vão ser consideradas nas classificações a atribuir aos alunos na Formação em Contexto de Trabalho e na Prova de Aptidão Profissional.
Os alunos foram certificados com documentos emitidos pelas instituições intermediárias e de acolhimento e pelo Europass Mobility, uma certificação de âmbito europeu, que foram entregues no final da sessão.
O balanço final feito por alunos e professores diretamente envolvidos, pelos pais e encarregados de educação, pela escola e pela comunidade em geral é muito positivo dado o grau de satisfação e o reconhecimento que todos manifestaram face àquilo que aconteceu durante a sessão e face ao impacto do projeto LEAVE no seu conjunto.
O projeto LEAVE está inserido no programa ERASMUS+ que é financiado pela União Europeia e conta com o apoio e o acompanhamento da Agência Nacional Erasmus+ em Portugal.