Autarca baionense iniciou ronda de visitas às freguesas este fim de semana. O Plano de trabalhos prevê uma visita a todas as freguesias do concelho no decorrer dos meses de maio e junho para prestação de contas relativas ao ano de 2018 e resposta a eventuais dúvidas e auscultação de sugestões por parte dos cidadãos.
Numa prática que remonta a 2006, o presidente da Câmara faz questão de ir ao encontro dos baionenses para lhes mostrar de que forma se geriram os recursos públicos no ano transato e, embora a lei não obrigue o autarca a fazê-lo, o edil baionense insiste em ir ao encontro dos baionenses “por uma questão de respeito por quem o elegeu”.
Neste primeiro fim de semana de visitas coube aos habitantes de Campelo, Ovil, Loivos do Monte e Gestaçô receber o autarca que se fez acompanhar pelos presidentes da juntas locais, membros do executivo e técnicos do município adstritos às áreas da contabilidade e obras, no caso de ser necessário prestar-se um esclarecimento mais técnico.
O autarca faz uma apresentação de cerca de 40 minutos onde mostra ao público, entre outros, quanto dinheiro se investiu, em quê, quanto sobrou, o que se vai investir e qual é o relacionamento da autarquia com as empresas baionenses – número de dias de pagamento e prioridade na sua contratação. As contas apresentadas foram aprovadas em sede de Câmara e Assembleia Municipal sem votos contra.
Paulo Pereira colocou-se, ainda, à disposição do público para ouvir críticas e/ou sugestões e responder a qualquer pergunta dos cidadãos e voltou a garantir a todos os que participaram nas sessões, que foram abertas ao público e comunicadas à população com antecedência, que está a trabalhar para garantir o cumprimento de tudo aquilo com quem se comprometeu com os baionenses.
Nas 4 freguesias visitadas foram várias as sugestões da população recolhidas pelo autarca que também fez questão, além da prestação de contas, de dar nota aos cidadãos de alguns planos para o futuro no que concerne a grandes obras e/ou ideias inovadoras para o concelho que estão a ser ou serão implementadas.
Para Paulo entende que “submeter a gestão do executivo à apreciação pública tem efeito sobre a própria organização e os seus dirigentes. É um exercício muito importante, porque funciona como um autocontrolo sobre a atividade que estamos a desenvolver “, refere.
As sessões foram participadas, com os cidadãos a intervir no final da apresentação do autarca.
No próximo fim de semana, 17 e 18 de maio, sexta e sábado, Paulo Pereira volta ao terreno para visitar as freguesias de Viariz, na sexta feira, às 21h30, Tresouras, Loivos da Ribeira, Santa Marinha do Zêzere e Valadares, no sábado, às 9h30, 11h, 15h e 17h, respetivamente. Todos as sessões decorrem nos edifícios das juntas de freguesia locais.