Perto de meia centena de alunos baionenses tiveram, na última quarta feira, 8 de maio, a oportunidade de rumar a Lisboa e de conhecer a “casa” da democracia portuguesa. A visita à Assembleia da República serviu para fechar, com chave de ouro, a participação destes jovens oriundos dos 3 agrupamentos escolares do concelho, na XII Assembleia Municipal de Jovens de Baião, realizada no passado dia 26 de abril que serviu para refletir sobre vários assuntos globais onde alterações climáticas e o despovoamento do interior estiveram em destaque.
Na deslocação a Lisboa os alunos baionenses encontraram-se com o anfitrião da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro, tendo sido acompanhados por docentes dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz, por Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, e Paula Carneiro, técnica superior do município que dá apoio à Assembleia Municipal.
A iniciativa começou com uma visita rápida a alguns dos espaços da Assembleia da República seguida de almoço no seu refeitório.
A parte da tarde começou com uma visita ao Hemiciclo onde a comitiva baionense pôde assistir a uma parte de uma sessão plenária.
Seguiu-se uma sessão de trabalho, no auditório António de Almeida Santos, organizada propositadamente para a ocasião, onde estiveram presentes, para além de Paulo Pereira e José Luís Carneiro, os deputados da Assembleia da República Pedro Bacelar de Vasconcelos, Constança Urbano de Sousa, Renato Sampaio e o baionense Fernando Jesus. Na palestra os alunos puderam assistir a uma sessão de reflexão sobre alguns assuntos relacionados com Europa, numa altura em que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu, nomeadamente a importância deste parlamento e das decisões lá tomadas.
José Luís Carneiro lembrou a importância da iniciativa junto dos mais jovens que serve “como forma de estímulo ao interesse manifestado pelos alunos acerca dos temas da democracia, da participação cívica e da causa pública”. O presidente da Assembleia Municipal de Baião mostrou-se muito satisfeito pelo envolvimento dos alunos neste projeto, que dignifica “os valores da participação e da preparação das mais jovens gerações para o exercício da cidadania”.
Paulo Pereira apelou aos jovens para que participem cívica e ativamente, “não se abstendo de participar na construção do seu próprio futuro e na prossecução do bem comum”. O edil baionense lançou, ainda, o desafio aos jovens no sentido de “trabalharem no envolvimento de outros jovens na discussão e participação política”.