• Terça-feira 25°17°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Destaques Educação

Autarquia baionense colocou alunos do concelho a “ver” o mundo dos daltónicos graças a projeto inovador

123 alunos do primeiro ciclo dos 3 agrupamentos escolares concelhios juntaram-se no Centro Escolar de Baião a 28 de março para se submeterem ao teste de despiste do daltonismo. José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhado por Manuel Alvarenga, coordenador do setor, acompanharam os alunos.

A iniciativa é de autoria da Coloradd Social, à qual a autarquia baionense  se associou, e pretende implementar um sistema de identificação de cores que facilite a integração social e independência dos daltónicos nas situações em que a opção e escolha da cor é relevante, bem como na minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência.

A ação tinha como objetivos sensibilizar e alertar os alunos e professores para o problema do daltonismo, promovendo a inclusão no seio da comunidade escolar, através de um rastreio visual aos alunos da instituição, realizado pelos técnicos do projeto.

Assim, os alunos puderam participar, numa primeira fase, numa ação de sensibilização sobre o daltonismo, onde lhes foi dado a conhecer os constrangimentos que o problema do daltonismo acarreta na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer os diferentes tipos de daltonismo.

Numa segunda fase, foi feito um rastreio do daltonismo, com o objetivo de contribuir para o diagnóstico precoce e encaminhamento para serviços de especialidade, bem como a obtenção de dados estatísticos atualizados sobre a população daltónica a nível nacional. Com o rastreio, que complementa as palestras e onde o teste de cores teve papel relevante, pretendeu-se verificar até que ponto esta doença, que afeta cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente, está a prejudicar alguns alunos da escola.

Os estudantes mostraram-se muito curiosos e atentos a todas as explicações e foi-lhes dada a oportunidade ver como um daltónico através de uns óculos que simulam a visão mais frequente do daltonismo – deuteranopia – e, consequentemente, sentir um pouco das suas dificuldades diárias e a forma como veem o Mundo. O rastreio visual contou com o apoio dos alunos do curso profissional de Ótica da Escola Secundária de Baião.

No final, oferecido pela Câmara Municipal de Baião, receberam um Kit com material escolar contendo um caderno com atividades, um conjunto de lápis de cor identificados com o código ColorADD e uma mochila colorida.

José Pinho Silva saudou a iniciativa que “permite que muitas pessoas passem a ter melhores condições de vida, como a simples facilidade de escolher a roupa que vão vestir. Este é um projeto revolucionário que dá mais um passo na criação melhores condições de educação no município. E se assim é, nós, que estamos ao nível dos melhores no que concerne à educação, não podíamos deixar o projeto passar ao lado dos nossos alunos”, remata.

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Terça-feira 25°17°CQuarta-feira 24°15°CQuinta-feira 26°16°CSexta-feira 29°20°CSábado 32°21°CDomingo 32°21°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico