A icónica estação de Aregos, em Santa Cruz do Douro, recebe este fim de semana a III Mostra do Peixe do Rio. O cenário é de cortar a respiração e o comboio da linha do Douro vai parar no evento.
O evento é organizado pela junta de freguesia de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.
A pesca de rio, em tempos já recuados foi meio de subsistência de muitas famílias da zona ribeirinha de Santa Cruz do Douro. Com o passar dos anos a atividade foi perdendo força. O evento pretende reavivar estes tempos áureos da atividade piscatória e a importância que esta teve na dinamização da freguesia de Santa Cruz do Douro.
Por isso mesmo, o peixe é o rei do evento e vai poder ser degustado de diversas formas e feitios, servido por dois restaurantes com capacidade total de 200 lugares sentados. Para almoçar, para lanhar ou jantar, o anfitrião gastronómico vai poder ser acompanhado com vinhos de S. Tomé de Covelas e Santa Cruz do Douro, freguesias que se situam na margem do rio e onde o clima ajuda a apimentar aromas e sabores inigualáveis.
Além do peixe do rio não vai faltar broa de milho caseira, confecionada ao vivo, pão de ló e laranjas de S. Tomé de Covelas.
O local do evento é conhecido pela sua beleza ímpar. É a partir da estação de Aregos que é possível fazer um roteiro que permite recriar a mesma viagem que Eça de Queiroz descreveu no romance “A Cidade e as Serras”, quando foi visitar pela primeira vez a Quinta que lhe foi entregue em herança. O roteiro tem 3 km e termina na Fundação Eça de Queiroz onde é possível realizar uma visita. Tanto no sábado como no domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h30 e as 16h30 há visitas de hora em hora e não é necessária marcação.
Esta estação possui ainda uma forte ligação com as populações ribeirinhas do concelho vizinho de Resende, que dela se servem desde o tempo das antigas travessias por barca entre os lugares de Aregos (Baião) e Caldas de Aregos (Resende). Esta estação é, por isso, considerada relevante em termos turísticos, ao permitir também, a ligação à estância termal de Aregos. A barca d’Aregos estará a funcionar para todos os que quiserem fazer um passeio até ao outro lado da margem do rio. Sábado e domingo, entre as 9h e as 18h, a barca, com capacidade para 12 pessoas mais tripulação, vai realizar viagens de hora em hora entre as duas margens.
Além disso, é também nesta estação que se encontra a sede da Associação de Desenvolvimento Regional Os Caminhos de Jacinto, uma entidade que organiza visitas ao território e que o poderá guiar pelos concelhos de Baião, Resende Cinfães e Mesão Frio, dispondo ainda de um local de venda e degustação dos produtos locais.
São bons motivos para complementar a visita à III Mostra do Peixe do Rio, que até ao próximo domingo promete trazer muitos visitantes à zona ribeirinha de Baião.
Programa do evento:
Sexta feira – 29 de março
18h00- Abertura oficial com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira
22h00- Música popular/ atuação de concertinas
Sábado – 30 de março
13h30 – Atuação de concertinas
15h00 – Animação de Rafael Pereira e Paula Borges
21h00 – Atuação do Rancho Folclórico da ACR de Santa Cruz do Douro
22h00 – Atuação do grupo musical “Tony’s Band”
Domingo – 31 de março
12h00 – Atuação do Grupo de Concertinas do Lameirão
17h00 – Encerramento
Outras informações
António Fonseca (Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas): 910 129 007
Barca d’Aregos: 913058031
Fundação Eça de Queiroz: 254 882 120
Horários dos comboios da CP a parar no evento – Régua/Porto e Porto/Régua: www.cp.pt ou 707 210 220