• Terça-feira 4°C
  • (+351) 255 540 500

• pt Português

Destaques Economia Institucional Outros

Modernização da Linha do Douro, que vai abranger as estações ferroviárias baionenses, avança a bom ritmo

Paulo Pereira relembrou a António Costa a necessidade de se concretizar a ligação à Ponte da Ermida

Paulo Pereira e José Pinho Silva, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanharam esta manhã António Costa, primeiro ministro, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, deputados, autarcas locais e os responsáveis pela CP e pelas Infraestruturas de Portugal (IP) numa visita às obras de eletrificação da ferrovia entre Caíde e o Marco de Canaveses.

Foi a IP a apresentar os trabalhos que decorrem na linha, promovendo também uma visita técnica ao túnel de Caíde, uma infraestrutura centenária que está a ser preparada para permitir a circulação de comboios elétricos.

A IP explicou que a empreitada de eletrificação entre as estações de Caíde e a estação de Marco de Canaveses, cerca de 11 quilómetros, que decorre desde novembro, vai intervir nos túneis de Caíde, Gaviara e Campainha. As três infraestruturas receberão melhoramentos ao nível da drenagem, impermeabilização, rebaixamento e segurança.

No capítulo da segurança foi destacado que os túneis serão equipados com sistemas de vídeo, comunicações móveis, extintores, iluminação led de emergência, acessos às bocas de entrada e saída e reforço estrutural dos taludes.

As estações de Vila Meã (Amarante) e Livração (Marco de Canaveses) e o apeadeiro de Recesinhos (Penafiel) também receberão melhoramentos.

Aquelas intervenções obrigaram, em novembro de 2018, à suspensão da circulação no troço, que deverá prolongar-se até fevereiro. Até lá, manter-se-ão os transportes alternativos rodoviários entre as duas estações.

Na sequência desta visita às obras, os governantes participaram, também, na sessão de lançamento do concurso público internacional para a aquisição de 22 comboios destinados ao serviço regional da CP, um investimento avaliado em cerca de 168 milhões de euros e que, segundo António Costa, acontece “pela primeira vez nos últimos vinte anos” e cuja decisão representa “um passo enorme“, que considera “um marco histórico, porque não havia Governo nenhum que autorizasse a aquisição de material circulante“.

O primeiro-ministro considerou que o investimento que está a ser feito no transporte ferroviário, através do Ferrovia 2020, no valor de dois mil milhões de euros, “torna a economia mais competitiva e valoriza o Interior do país”. Além da eletrificação até Marco de Canaveses, está previsto intervir no troço até à Régua, trabalhos que vão contemplar as estações ferroviárias que abrangem o concelho de Baião, e no troço entre aquela cidade e a estação do Pocinho. A ligação entre o Pinhão e o Tua também beneficiará de obras de reabilitação.

Paulo Pereira saiu satisfeito do encontro garantindo que não tem dúvidas de que em breve veremos os “intercidades a passar por Baião”. O edil baionense refere que a chegada da tração elétrica até à estação do Peso da Régua “vai potenciar o serviço regional da linha do Douro através da criação do serviço intercidades e garantir a melhoria da qualidade e segurança ao dispor das populações servidas pelo troço”. Os números não enganam: a linha do Douro é cada vez mais procurada, não só por ser uma das linhas mais bonitas do país, mas porque serve diversos concelhos onde o turismo tem crescido muito nos últimos anos, como é o caso de Baião. Só podemos ver com bons olhos esta eletrificação e a consequente modernização do troço – e é tão importante este concurso para a compra de novos comboios – porque a mesma vai servir, não só, para melhorar a vida das nossas populações, como terá a capacidade de atrair mais turismo e maior investimento”, garante.

À margem da ordem de trabalhos, Paulo Pereira e Garcez Trindade, presidente da Câmara de Resende, aproveitaram a presença de António Costa e Pedro Marques, para os sensibilizar relativamente à importância da ligação de Baião à Ponte da Ermida, “obra estruturante e esperada há anos”. Paulo Pereira lembrou, também, a necessidade urgente de qualificação da EN304-3, que liga a EN108 e a EN101 e a construção da variante à EN211 entre Quintã e Mesquinhata.