• Sexta-feira 14°7°C

• pt Português

Destaques Obras

Viariz, Teixeira e Loivos do Monte alvo de diversas obras de beneficiação

As freguesias de Viariz, Teixeira e Loivos do Monte, foram percorridas pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, na tarde de 27 de novembro, para uma visita a algumas obras de qualificação do território definidas no Plano Anual de Atividades Municipal para o ano de 2018.

Em Viariz, o edil baionense foi ao encontro do executivo de freguesia, liderado por António Magalhães, e visitou o arranjo urbanístico da zona envolvente ao Centro de Relação Comunitária. A primeira fase desta obra iniciou-se em 2017 e já se encontra concluída.  Foi criado um espaço de lazer multifunções num terreno situado ao lado do Centro de Relação Comunitária. Junto a este local, os arranjos urbanísticos previstos para a segunda fase já arrancaram e contemplam a criação de um acesso pedonal por escadas de granito e um corredor revestido a micro-cubo desde a rua de acesso à igreja até à eira; a criação de um acesso pedonal revestido a micro-cubo desde a rua do Centro Cívico até à entrada superior do Centro Comunitário e também até à eira; bem como a adaptação do atual beiral para sanitários  públicos.

A este propósito, Paulo Pereira referiu o compromisso assumido “com Viariz e com a sua população”, referindo que que a obra “deverá estar concluída dentro de pouco tempo e permitirá uma nova vida para este espaço, que se pretende de fruição regular por parte da população”.

A visita seguinte deu-se ao Caminho do Ribeiro, que sofreu obras de pavimentação em cimento, facilitando a mobilidade aos moradores numa via muito íngreme. Ainda em Viariz, mas agora no lugar de Avezudes a comitiva deslocou-se à Rua Nossa Senhora do Amparo onde se está a operar um alargamento numa zona muito estreita, permitindo melhores condições de mobilidade.

A segunda visita da tarde efetuou-se à freguesia da Teixeira onde foi possível acompanhar a construção da zona de lazer fluvial.  O espaço intervencionado está localizado numa zona de rara beleza e as intervenções incidem na limpeza do terreno, na requalificação dos muros existentes e na criação de uma zona de lazer fluvial, dotada de material adequado. As obras incidem na margem esquerda do rio Teixeira, junto à Capela da Nossa Senhora dos Remédios. Segundo o autarca baionense “esta intervenção, há muito ansiada por todos, vai permitir aumentar a oferta em termos de espaços de fruição e de lazer a quem nos visita, mas, principalmente, garantir que os nossos habitantes possam usufruir, em permanência, de um espaço público qualificado e atraente, com total comodidade”.

Acompanhado pelo presidente da junta local, Jorge Rodrigues, os autarcas visitaram ainda a Rua da Petada e a Rua do Hospital que foram dotadas de pequenos arranjos, como seja a construção de passeios, muros e condução de águas pluviais.

A visita à Teixeira terminou com uma passagem pelo lugar da Ordem, onde no fundo da rua foi possível realizar um alargamento e respetiva pavimentação, criando melhores condições de mobilidade e de estacionamento.

A terminar o dia o presidente da Câmara, sempre acompanhado pelos técnicos da autarquia, visitou a freguesia de Loivos do Monte e, juntamente com o presidente da junta, Fernando Pereira, observaram as obras, recentemente concluídas, dos balneários de apoio ao polidesportivo, que figuram mesmo ao lado, e já em uso pela população local há algum tempo.

O projeto insere-se no complexo desportivo de Loivos do Monte e tem como objetivo criar um espaço de apoio às atividades desportivas e culturais que se realizem pela Junta de Freguesia, e/ou pela população local, naquele espaço.

O edifício desenvolve-se num piso com a área de 50,30m2 e integra um balneário, instalações sanitárias e uma sala técnica.

A construção destes balneários de apoio ao polidesportivo é essencial para que todos os que queiram usufruir deste espaço encontrem aqui reunidas todas as condições necessárias à prática desportiva, e não só – até porque este espaço também convida a outras atividades de lazer”, salientou Paulo Pereira.

Esta obra enquadra-se numa intervenção mais ampla de arranjo paisagístico de todo o espaço envolvente, para o qual já há projeto, e que visa dotar a freguesia de um parque desportivo e florestal de lazer.

Seguidamente, e depois de uma visita ao Caminho das Almas que foi pavimentado a cubo recentemente, a comitiva deslocou-se à Rua do Parque de Merendas que será beneficiada através da colocação de pavimentação em cubo, ainda este ano.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Baião, “todas estas obras, articuladas com os Senhores Presidentes de Junta, e em que cada um, em cada ano, define como prioritárias para cada freguesia, melhoram a vida de quem vive no concelho proporcionando melhor e maior qualidade de vida” porque o “concelho é das pessoas e é para as pessoas que trabalhamos”, remata.