• Sexta-feira 14°7°C
  • (+351) 255 540 500

  • pt Português
  • Google Tradutor
    Tradutor

Assembleia Municipal Destaques

Orçamento para 2019 da Câmara Municipal de Baião foi aprovado sem votos contra

O orçamento para o ano 2019, apresentado esta tarde, 24 de novembro, por Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal, que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho, foi aprovado por maioria, sem votos contra. A bancada da coligação PSD/CDS – PP absteve-se assim como o representante da União de Freguesia de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas.

A estruturação económica, como a continuação da aposta na capacitação do turismo, da agricultura, e valorização empresarial, vetor que tem como intenção continuar o esforço no sentido de se criar mais e melhor ambiência favorável ao investimento e à empregabilidade no concelho, é uma das apostas do orçamento agora apresentado. Também a implementação de âncoras indutoras de desenvolvimento, como a política de requalificação, reconversão e construção de equipamentos e infraestruturas no espaço urbano, ou a colaboração com investidores privados, são exemplos tendentes a atrair para o território maior investimento.

A qualificação e valorização das pessoas nas suas mais diversas vertentes não foi esquecida, assim como a valorização dos serviços municipais, que permitirá melhor servir os baionenses, também não.

Durante a apresentação do documento, Paulo Pereira, referiu que o orçamento apresentado combina três aspetos essenciais: “as expectativas dos baionenses, os compromissos assumidos pelo executivo e a oportunidade que os fundos comunitários proporcionam”.

O orçamento anual comporta um investimento global previsto de 13 milhões e 974 mil euros e tem uma despesa corrente largamente inferior à receita corrente o que, de acordo o edil baionense, “vai permitir, mais uma vez, que se assegure o cumprimento do princípio do equilíbrio orçamental, e afetar receita corrente a despesa de investimento, que é mais virtuosa.

Em 2019 a autarquia vai recuperar os direitos dos seus trabalhadores como o descongelamento de carreiras, as mobilidades e a capacitação do quadro de pessoal da Câmara.

O ano de 2019 representa, ainda, a efetiva chegada dos fundos comunitários ao território. A autarquia está a tentar captar fundos em todas as linhas de financiamento disponíveis no Norte 2020 por forma a responder a um conjunto de projetos ambiciosos em áreas como a requalificação urbana, mobilidade urbana e eficiência energética, no Mosteiro de Santo André de Ancede ou no Património Natural. “Por forma a não se perder um cêntimo das oportunidades que os fundos comunitários nos trazem, a autarquia terá de recorrer a financiamento em 15% para não perder os 85% que são disponibilizados. A excelente saúde financeira do município, fruto de uma rigorosa gestão, assim o permite”, explicou o autarca.

Também o Ambiente, a Floresta e a Proteção Civil continuarão a ser áreas prioritárias para o executivo. Na Proteção Civil e luta contra os incêndios a autarquia prevê investir cerca de 189 mil euros. Na Economia e Emprego é de destacar a continuidade dos Programas de apoio ao emprego que levarão mais de 200 mil euros do orçamento, e na Educação e Formação, áreas que o executivo acredita serem a base do desenvolvimento, o investimento será de 927 mil euros, divididos entre transportes e refeições escolares, entre outros. Na Saúde, a Câmara vai continuar atenta à fixação de médicos, garantindo a cobertura total da população com médicos de família, e manter a funcionar a Unidade Móvel de Saúde.

Em matéria de Apoios Sociais, ações para os mais desfavorecidos e desprotegidos, o orçamento contempla a continuidade e reforço dos programas já existentes num investimento que ultrapassa os 110 mil euros; e na (Re) Qualificação Urbana e Ordenamento do Território e Transportes o destaque vai para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que começa a ser efetuado já em 2019; assim como para as pequenas e grandes obras e investimentos acordados com os Presidentes das Juntas de Freguesia que serão cumpridos na sua totalidade.

As Grandes Opções do Plano preveem, também, o reforço da valorização do papel dos Autarcas de Freguesia, “numa relação de proximidade e lealdade”, traduzindo-se no aumento das transferências de verbas para as Juntas que vai ultrapassar os 500 mil euros.

No que aos Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos diz respeito, áreas estruturantes na consolidação da visibilidade externa, porque atraem “visitantes e turistas ao território, gerando riqueza para o comércio local mas também para a fruição e diversão das nossas gentes no acesso à cultura”, as festas concelhias, festival byonritmos, o apoio às entidades religiosas, associações culturais, ranchos folclóricos e bandas musicais, entre outras, vão manter-se e juntar-se-á a realização anual da feira do livro, a criação de um grupo de teatro e o regresso do cinema ao Auditório Municipal.

O desporto, recreio e lazer fica com quase 350 mil euros do orçamento e o setor primário, “um recurso económico do futuro”, vai continuar a usufruir da política de incentivos aos criadores da raça arouquesa e no apoio aos produtores de ovinos e caprinos, por exemplo.

No que concerne à promoção do território a autarquia tem intenções de continuar a valorizar os produtos endógenos, com a continuação das Feiras do Fumeiro e do Anho Assado, assim como a iniciativa “Virar a mesa do Avesso”, “Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas” e “Mostra do Peixe do Rio”. Destaque, também, para a intenção da criação de uma nova iniciativa gastronómica na vila de Ancede. A dinamização crescente da Loja de Baião no Porto também não será esquecida.

O orçamento para 2019 é, assim, assente em 12 grandes linhas de força: a evolução na continuidade; o cumprimento dos compromissos; a capacitação e valorização do Quadro de colaboradores da autarquia; a modernização administrativa; a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade; a implementação de uma Código Regulamentar Municipal (CRM); a capacitação e valorização em termos de recursos materiais, como as máquinas e equipamentos são exemplo; a aquisição de terrenos para fins diversos, como zonas de lazer fluvial e arranjos urbanísticos; o aproveitamento virtuoso dos Fundos Comunitários, nas diversas áreas de desenvolvimento; a articulação profícua com todos os agentes de desenvolvimento local; a articulação com os autarcas de freguesia e, finalmente, o extremo rigor financeiro e equilíbrio orçamental.

Satisfeito pela aprovação do documento, Paulo Pereira vê neste orçamento “a possibilidade de ir mais além na estruturação do território, porque as Grandes Opções do plano integram um vasto conjunto de obras e projetos ambiciosos e estratégicos”, mas também vê “ponderação, clareza e transparência neste conjunto de medidas que foram amplamente esclarecidas e debatidas com todos os agentes de desenvolvimento local”. O edil baionense lembra que as opções apresentadas “honram os compromissos assumidos para com os baionenses e continuam a preconizar a valorização das pessoas e do território”, remata.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sexta-feira 14°7°CSábado 11°12°CDomingo 8°CSegunda-feira 7°CTerça-feira 12°9°CQuarta-feira 10°8°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico