As obras definidas no Plano Anual de Atividades municipal para o ano de 2018 para as freguesias de Frende, Loivos da Ribeira e Tresouras têm prosseguido a bom ritmo. Paulo Pereira esteve no terreno esta quarta feira, dia 20 de novembro, para constatar o cumprimento dos projetos e inteirar-se sobre o decorrer dos trabalhos e os procedimentos que se seguirão.
O autarca deslocou-se às 3 freguesias acompanhado por técnicos da autarquia e encontrou-se nos locais com os presidentes de junta respetivos: Armando Fonseca, de Frende, e António José Magalhães, de Loivos da Ribeira e Tresouras.
Em Frende decorrem os trabalhos relativos à 3ª e última fase do novo e moderno Centro Cívico de Frende. A obra, de grande envergadura, está a ser executada há três anos, e foi dividida, precisamente, em três fases. A primeira e segunda fases contemplam um polidesportivo e um Centro Comunitário, que está equipado com um bar, balneários de apoio ao polidesportivo, salas de apoio amplas, com luz natural e boas acessibilidades.
Neste momento constrói-se uma zona de lazer que estará equipada com um parque infantil, equipamentos de promoção da atividade física para a 3ª idade e uma churrasqueira.
O espaço pretende ser um ponto de encontro de várias gerações e, ainda, de promoção da história da terra e dos produtos locais, como as Cestas de Frende são exemplo.
Paulo Pereira mostrou-se muito satisfeito pelo andamento dos trabalhos, referindo que este Centro Comunitário “desempenhará um papel fundamental na consolidação e criação de laços a nível local ao mesmo tempo que será um espaço de promoção da identidade da freguesia”.
Em Loivos da Ribeira a primeira fase do acesso ao Lugar da Aldeia está em andamento. O caminho antigo foi alargado e, embora ainda não esteja apto para a passagem de veículos automóveis, os populares foram os primeiros ao vir ao encontro do autarca, parabenizando-o pela obra, que já permite a deslocação na zona com outra comodidade.
De acordo com Paulo Pereira, são essencialmente três, os objetivos diretos e indiretos a concretizar com esta obra: “em primeiro lugar, nesta primeira fase, o acesso até à ponte pedonal que vai criar melhores acessibilidades aos habitantes do Lugar da Aldeia, depois, provavelmente para o ano que vem, proceder-se-á à continuidade deste caminho, já depois da ponte, que irá praticamente até ao centro do Lugar e, finalmente, pretende-se que, no futuro, esta solução de acesso venha a viabilizar a construção de uma zona de lazer fluvial, que é uma aspiração antiga das populações.
Quando todas as fases do projeto estiverem prontas, os habitantes de Loivos da Ribeira, nomeadamente os que moram no Lugar da Aldeia, vão poder aceder ao local, de carro, entrando e saindo pela nova estrada que foi aberta entre o Centro Cívico e o edifício da Junta de Freguesia.
Em Tresouras o autarca viu, in loco, a primeira fase da pavimentação da estrada municipal 587 em tapete betuminoso com 6 cm de espessura, bem como o ajustamento de várias tampas de saneamento. A marcação de uma passadeira para peões já está concluída.
Em jeito de balanço, e a aproximar-se o final do ano, todos os compromissos agendados para 2018 com as 3 freguesias visitadas foram cumpridos.