A União de freguesias de Ancede e Ribadouro e a freguesia do Gôve foram os locais visitados pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a 16 de novembro, em mais uma incursão pelo território que teve como objetivo verificar o andamento das obras em curso e dialogar com os autarcas locais sobre os investimentos e melhoramentos a realizar no terreno.
Em Ribadouro o autarca baionense e os técnicos municipais, acompanhados pelo presidente da União de freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, visitaram o lugar da Pala, para se inteirarem da construção da 1ª fase do circuito pedonal que se encontra em execução.
Os trabalhos arrancaram num terreno marginal ao Rio Douro, e vão requalificar o espaço confrontante ao rio, criando um passeio pedonal marginal à Estrada Nacional 211 (EN), bem como a introdução de melhoramentos ao nível do pavimento e mobiliário urbano.
O passeio, à face da EN, terá a largura de 2,50m e será executado em guias de granito. A plataforma será em betão poroso pigmentado e incorporará uma guarda de proteção em ferro em toda a sua extensão.
O espaço terá bancos, papeleiras, bebedouros, iluminação e balizadores, entre outros. Em toda a extensão da obra serão ainda plantadas várias espécies arbóreas com predominância para as laranjeiras.
Paulo Pereira visitou também as obras de requalificação do Centro de Eiriz que decorrem em bom ritmo. As intervenções incidem sobre a Estrada Nacional 321 desde que esta estronca com a Estrada Nacional 108 na direção de Ancede até ao Centro de Saúde de Eiriz. Completam a intervenção a Rua das Casas Novas, do Centro de Saúde até ao Centro Escolar, e a Rua do Bolhão que interliga as escolas à zona central de Eiriz.
O projeto vai reformular o espaço público referido, definindo uma caracterização formal dos perfis dos arruamentos, dos passeios, dos materiais de revestimento e pavimentações, os sistemas de iluminação pública, a revisão do material urbano, da sinalética rodoviária, armazenamento e recolha de lixos.
O projeto também prevê a criação de um espaço de lazer intergeracional que é, provavelmente, um dos itens mais aguardados da obra.
“Estas duas obras pretendem valorizar os espaços públicos, melhorando a qualidade de vida, tanto da população residente como de todas a pessoas que nos visitam”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião.
Tanto esta obra de Eiriz, como a de Ribadouro, são cofinanciadas pelo Norte 2020 – Portugal 2020 – FEDER e estão inseridas no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).
Posteriormente, Paulo Pereira deslocou-se à freguesia do Gôve, onde o esperava o autarca local, Paulo Eurico, e aí visitaram o alargamento e a pavimentação da Rua do Adro que se encontra em execução. A visita prosseguiu e a comitiva deslocou-se à Rua do Giz e à Rua da Cruz, que também estão a sofrer obras de beneficiação, efetuadas através de contratos interadministrativos. Por fim, ocorreu a visita à Rua do Castro, que foi pavimentada recentemente, correspondendo a uma necessidade há muito manifestada pela população local.
Para Paulo Pereira “a realização de intervenções de pequena e média dimensão destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais é tão importante como as grandes empreitadas de regeneração urbana”, mencionou o autarca.