O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, visitará durante o mês de novembro todas as freguesias concelhias, para acompanhamento no terreno das obras definidas no Plano Anual de Atividades municipal para o ano de 2018. Recorde-se que o edil baionense tem acompanhado de perto as obras no território antes, durante e depois da execução dos trabalhos. A meio deste ano já o autarca tinha visitado diversas freguesias para se inteirar do decorrer dos trabalhos de diversos projetos adjudicados pela autarquia.
Esta tarde, Paulo Pereira visitou as freguesias de Gestaçô e Teixeiró. Deslocou-se ao terreno acompanhado por técnicos da autarquia e encontrou-se nos locais a visitar com António Bento e Jorge Rodrigues, presidentes das juntas de freguesia locais, respetivamente.
Em Gestaçô vai nascer, no lugar de Furacasas, no limite com a freguesia de Viariz, um monumento que vai evocar a profissão do “Almocreve”, um homem de labor e trabalho que na década de 50 foi essencial no concelho de Baião como agente de comunicação intercomunitária.
A obra é uma pretensão muito antiga da população e o terreno onde será implementado o monumento escultórico foi doado gratuitamente à Câmara Municipal por um particular. Os trabalhos estão a decorrer e têm um prazo de execução de 120 dias.
Os trabalhos compreendem a execução de um muro de suporte, a pavimentação do terreno a cubos de granito, o ajardinamento, a colocação de mobiliário urbano – mesas de madeira e uma papeleira – e do monumento escultórico em aço, recortado a laser, constituído pelas figuras do “Almocreve” e do “Burro”, acompanhados pela respetiva placa com a fundamentação histórica.
Ainda em Gestaçô, Paulo Pereira visitou os arranjos urbanísticos na envolvente da capela de Nossa Senhora da Graça, que já se encontram concluídos, e que trazem uma nova dinâmica aquele espaço, muito procurado para o culto; e os balneários de apoio ao polidesportivo de ar livre, cujo lançamento da primeira pedra decorreu no dia em que o recinto desportivo foi inaugurado, “uma vez que este ficou pronto mais cedo e não fazia sentido deixá-lo parado à espera. Assim que os balneários estiverem prontos o campo já poderá ser usado na sua plenitude”, deu conta o autarca. Os trabalhos decorrem a bom ritmo e os balneários vão dispor de condições de conforto para todos.
Em Teixeiró o autarca foi ao encontro dos trabalhadores que se encontram a executar, na Rua Central, um arranjo urbanístico. A obra está em fase de execução e contempla o aumento de muros de suporte, a colocação e assentamento de cubos de granito, bem como a colocação de mobiliário urbano. Depois de concluído o projeto, o novo arranjo urbanístico vai permitir verdadeiros momentos de fruição junto da comunidade local mas também dos turistas, já que se encontra num local estratégico.
Uns metros mais à frente, Paulo Pereira visitou o novo e moderno Centro Cívico de Teixeiró, uma obra que fazia parte dos compromissos assumidos com aquela freguesia para 2018 e que foi entregue à população este verão.
No terreno, Paulo Pereira evidenciou “o relevo destas obras para as comunidades locais. São investimentos de proximidade que garantem melhor coesão social e territorial. Não dispenso estas visitas aos locais. Tenho por obrigação perceber se os trabalhos estão a ser cumpridos e se as obras estão a executar-se em escrupuloso cumprimento com o que foi adjudicado pela Câmara”. O autarca tem por hábito ir frequentemente ao terreno porque “só assim se constata como é que efetivamente podemos melhorar a vida na nossa população”, remata.
A ronda de visitas vai continuar.