Nos dias 30 e 31 de outubro, os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa associaram-se às comemorações da Semana da Formação Financeira.
As Câmaras Municipais da região Norte tinham como missão dinamizar iniciativas e campanhas de sensibilização da população para a importância da formação financeira.
O município de Baião aderiu às comemorações e dinamizou um momento cultural e didático junto de alunos dos 3 Agrupamentos Escolares do Concelho, apresentando uma peça de teatro pensada, escrita, ensaiada e representada por dois atores baioneses, Rafael Cristiano Freitas Pereira e Ana Paula Borges Pinto, intitulada “CONTAS MAL CONTADAS”. A peça foi muito aplaudida e prendeu a atenção dos jovens do princípio ao fim.
A iniciativa em Baião aconteceu a 30 de outubro durante todo o dia. O primeiro agrupamento de escolas a receber a peça de teatro foi o Sudeste de Baião, seguindo-se o agrupamento de Eiriz e, no início da tarde, o agrupamento Vale de Ovil.
Para além de José Pinho Silva, vice-presidente da autarquia e anfitrião da iniciativa, estiveram presentes uma comitiva do Plano Nacional de Formação Financeira composta por Natália Gravato, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte; Luís Vaz, em representação do Banco de Portugal; Helena Marques e Cláudia Alves da Filial do Porto do Banco de Portugal.
A peça de teatro tinha como objetivo passar uma mensagem positiva e didática sobre a importância do conhecimento de matérias relacionadas com a área financeira mas, sobretudo, para a adoção de comportamentos financeiros adequados e responsáveis.
A Comitiva presente do Plano Nacional de Formação Financeira parabenizou a autarquia pela iniciativa e os atores em particular pela peça apresentada, manifestando interesse em replicá-la noutros contextos no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
Na sua breve intervenção, José Pinho Silva deu os parabéns aos atores e informou que a peça foi “gravada em vídeo com o objetivo de se transformar num recurso didático, disponível para todos os parceiros que se manifestem interessados , para que possam explorar junto dos diversos públicos a importante temática da Formação Financeira, de forma inovadora e motivadora”.
De recordar que no ano anterior, a autarquia assinalou a Semana da Formação Financeira com um Show Cooking, tendo como destinatários outros públicos específicos.