O centro de Eiriz vai ficar de cara lavada já nos próximos meses. Está previsto o arranque das obras, que vão requalificar aquele espaço, para o início do próximo mês de setembro. O projeto está concluído e ultimam-se, por estes dias, os últimos detalhes burocráticos e técnicos. Foi, precisamente, nessa sequência, que Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhado pelos presidentes da junta de freguesia de Ancede e Ribadouro e do Gôve, Daniel Guedes e Paulo Eurico, respetivamente, e por técnicos da autarquia, se deslocou ao terreno na última semana, e percorreu todos os espaços a intervencionar.
O projeto é cofinanciado em 85% pelo Norte 2020 – Portugal 2020- FEDER e está inserido no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU). A Câmara Municipal de Baião tem estado atenta à abertura de avisos pelo órgão de gestão dos Fundos Comunitários tutelados por Bruxelas e tem tentado aproveitar todas as oportunidades relativas às comparticipações para o território, como esta obra é exemplo.
As intervenções vão incidir sobre a Estrada Nacional 321 desde que esta estronca com a Estrada Nacional 108 na direção de Ancede até ao Centro de Saúde de Eiriz. Completam a intervenção a Rua das Casas Novas, do Centro de Saúde até ao Centro Escolar, e a Rua do Bolhão que interliga as escolas à zona central de Eiriz.
O projeto vai reformular o espaço público referido, definindo uma caracterização formal dos perfis dos arrumamentos, dos passeios, dos materiais de revestimento e pavimentações, os sistemas de iluminação pública, a revisão do material urbano, da sinalética rodoviária, armazenamento e recolha de lixos.
Paulo Pereira, que tem estado empenhado e atento a todos os detalhes relacionados com a obra, dá conta de que “a proposta apresentada pretende valorizar o espaço público, melhorando a qualidade de vida, tanto da população residente como de todas as pessoas que ali se dirigem, incluindo as crianças, uma vez que o Centro Escolar tem uma presença forte nesta zona. É também por isso, em simultâneo com a presença do Centro de Saúde, que vamos procurar dar mais sentido à intergeracionalidade, fator determinante na transmissão de saberes e memórias fundamentais à continuidade do desenvolvimento social”.
Daniel Guedes comunga das palavras de Paulo Pereira, mostrando-se muito ansioso e satisfeito por ver para breve o arranque das obras lembrando que “o Centro de Eiriz apresenta uma dinâmica económica muito importante na freguesia e que esta atenção especial que agora se lhe vai dar é uma ótima decisão do executivo camarário, que a população receberá de braços abertos porque não há dúvida de que trará maior qualidade de vida, sobretudo a quem cá vive ou necessita de cá se deslocar à procura de bens e serviços”.
Paulo Eurico, autarca da freguesia vizinha, acompanhou a visita, não deixando de se regozijar pelo facto de ver “uma obra desta envergadura” a acontecer mesmo às portas da freguesia que lidera, “projeto que também beneficia o Gôve em muitos aspetos”, congratulando o edil de Ancede e Ribadouro.
O projeto também prevê a criação de um espaço de lazer intergeracional que é, provavelmente, um dos itens mais aguardados da obra. Paulo Pereira anunciou que se criará “junto ao Centro Escolar, com acesso através da Rua do Bolhão e da Rua das Casas Novas um espaço de socialização entre as diversas faixas etárias, que contempla um parqueamento para bicicletas e um espaço verde, com mesas e cadeiras, uma vez que nesta zona consolidada não há nenhum espaço público de lazer”.
A obra tem um prazo de execução de 180 dias.