A casa da Juventude e Desporto de Baião foi o local escolhido para a apresentação do sistema “Escola 360”, um projeto integrado no SIMPLEX – Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, promovido pela Direção – Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). A sessão foi organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Câmara Municipal de Baião.
A apresentação contou com a participação da Subdiretora geral da DGEEC, que explicou este sistema.” É uma plataforma de gestão de alunos. A nossa intenção é colocar toda a informação relativamente a alunos, numa plataforma única e centralizada”, referiu.
A plataforma está a ser contruída desde 2016, tendo sido implementada em algumas escolas, que segundo Teresa Evaristo, os resultados “têm sido positivos”.
“Temos dado muita liberdade às escolas, não queremos criar disrupções no método de trabalho, porque sabemos que é uma plataforma complexa, que está em processo de desenvolvimento, temos níveis de utilização diferenciados”, revelou a subdiretora geral da DGEEC.
Ao lado de Teresa Evaristo estavam presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva e o primeiro – secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.
Para José Pinho Silva, este projeto será uma mais-valia, nomeadamente “para os pais e encarregados de educação que trabalham e passam a poder aceder aos dados dos seus educandos a partir de casa ou mesmo do telemóvel. O terem de ir à escola a meio da manhã ou a meio da tarde, ou terem de se deslocar para efetuarem uma matrícula, em concelhos onde a rede de transportes é diminuta, são sempre situações que muitas vezes nem sequer são equacionadas pelos decisores, mas que fazem parte das dificuldades com que estas comunidades se confrontam no dia-a-dia”.
Na sua intervenção, Telmo Pinto, destacou a importância da integração deste projeto na região. “Estas funcionalidades são aquelas que melhor servem a comunidade escolar. Pretendemos, com esta apresentação, dar a conhecer a todas escolas da nossa comunidade quais são as suas funcionalidades”, sublinhou.
De acordo com o primeiro-secretário, “a CIM do Tâmega e Sousa está a desenvolver todos os esforços para que em setembro /outubro já possamos estar no terreno com o plano de combate ao insucesso escolar”.
A assistir à apresentação estiveram representantes dos 11 municípios que compõem a região do Tâmega e Sousa, entre autarcas e responsáveis dos agrupamentos escolares.
Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa vai dar início à implementação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE do Tâmega e Sousa), onde será integrado este sistema, durante os próximos três anos letivos (2018/2019, 2019/2020, 2020/2021).