No dia 12 de julho, os quatro alunos baionenses que participaram no programa Begin Innovation, dinamizado pela Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS), foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente, e vice-presidente, da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e José Pinho Silva, respetivamente.
Este concurso, destinado a alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, tinha como objetivo aumentar a consciencialização sobre os desafios sociais e ambientais da região e sensibilizar os mais novos para a importância da inovação e empreendedorismo social, apelando à sua participação e criatividade na resolução dos problemas do território.
Acompanhados pelos pais e pela professora Sandra Oliveira, os alunos vencedores receberam os parabéns dos autarcas pelas propostas ambiciosas apresentadas no concurso: “as vossas ideias são fantásticas e podem ajudar o Mundo a ser um lugar melhor”, referiram.
Paulo Pereira, depois de tecer algumas considerações a propósito de cada uma das ideias apresentadas pelos alunos, incentivou os jovens a darem o máximo empenho nos estudos, “de modo a poderem vir a ser bons profissionais, capazes de fazer o melhor pelas suas comunidades”.
Este ano, participaram neste programa 655 crianças e 32 professores da região do Tâmega e Sousa que conheceram uma nova ferramenta para ajudar a resolver os problemas sociais e ambientais: a inovação social. O vencedor do concurso foi conhecido a 27 de maio, numa cerimónia que decorreu em Paços de Ferreira. Das 10 melhores ideias conhecidas, 3 delas eram de alunos baionenses.
Nomes dos alunos baionenses que concorreram:
– Maria Isabel Ribeiro de Azeredo – Escola Básica de Campelo – Prof: Sandra Oliveira – Ideia: Robô Ambiente (Finalista)
– Joana Margarida Teixeira Ribeiro – Escola Básica de Campelo – Prof: Sandra Oliveira – Ideia: GPS para invisuais (Finalista)
– João Filipe Pereira Soares – Escola Básica de Campelo – Prof: Sandra Oliveira – Ideia: Emprego e trabalho para todos
– Beatriz Gonçalves Pereira – Escola Básica do Sudeste de Baião – Prof: Adriano Pereira – Ideia: Sopa do Aconchego (Finalista)
IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social
A IRIS é uma incubadora de captação de ideias e projetos, e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas, inovação e empreendedorismo social, especialmente vocacionada para a região do Tâmega e Sousa. A IRIS é promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento e pela PortusPark, e co-financiada pelo Portugal Inovação Social, programa catalisador do setor de inovação social e investimento social em Portugal.