A cerimónia de inauguração teve início às 16h30 e foi presidida por Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião e Jorge Rodrigues, presidente da União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, que se fez acompanhar por Filipe Costa e Vânia Barros, vice-presidente e tesoureira da junta. Juntaram-se, ainda, aos autarcas vários técnicos do município e alguns membros da Assembleia de Freguesia.
Emocionado, Jorge Rodrigues, dirigiu-se à população agradecendo o apoio que tem tido por parte dos habitantes da freguesia e lembrou a importância de um dia “como o de hoje. Esta inauguração é o culminar de um sonho. Esta obra era um desejo da população com muitos anos e vai, não só servir para fazer as festas da terra, como permitirá melhorar a mobilidade de todos os que precisem de se deslocar à igreja ou ao cemitério”.
A intervenção incidiu no centro da freguesia de Teixeiró numa zona consolidada, com características muito próprias onde o xisto prevalece, de ruas estreitas, entre a igreja e o cemitério.
Os objetivos da obra, que foi executada em 120 dias, passavam por criar um espaço de encontro, de lazer e de convívio entre as pessoas, numa zona central onde este género de espaço era praticamente inexistente.
Por forma a cumprir esses objetivos, o projeto contemplou uma praça, uma zona de lazer, apoiada com um palco para a realização de inúmeros eventos, um pequeno parque infantil com escorrega e “mola”, e uma zona de estar com mesas e cadeiras. As instalações sanitárias de apoio também não foram esquecidas.
Paulo Pereira cumprimentou a população e pediu a todos os presentes que continuem a apoiar a nova equipa de autarcas da freguesia, ao mesmo tempo que garantiu o cumprimento de todos os compromissos assumidos com os habitantes de Teixeira e Teixeiró. “Sei que Teixeiró vive hoje um momento muito especial e tem razões para isso. A qualidade desta obra está à altura daquilo que a população de Teixeira e Teixeiró merece. É com muita alegria, orgulho e honra que aqui estou hoje para vos entregar as chaves deste local que é vosso e que foi feito a pensar em vocês”.
O edil baionense aproveitou a oportunidade para dar conta à população de outras duas intervenções na freguesia, a ser realizadas a curto prazo: “a zona de lazer fluvial da Teixeira, na margem do Rio Teixeira, junto à Capela da Nossa Senhora dos Remédios, cujas obras deverão arrancar dentro de um mês, e um arranjo urbanístico na Rua Central, em Teixeiró. A obra contemplará o aumento de muros de suporte, a colocação e assentamento de cubos de granito, bem como a colocação de mobiliário urbano”.
O descerrar da placa foi o momento alto da sessão com os habitantes a juntar-se a Paulo Pereira e Jorge Rodrigues e, emocionados, a aplaudir entusiasticamente o momento.
A sessão de inauguração terminou em harmonia e em festa. Dada a importância desta obra na freguesia, a população, visivelmente satisfeita, compareceu em força. Não faltou boa música tradicional ao som dos bombos, um porco no espeto bem regado com verde de Baião e cantigas à desgarrada.