O edil baionense, que se fez acompanhar por técnicos da autarquia, deslocou-se à União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró onde o esperava, no renovado edifício da junta de freguesia, o autarca local, Jorge Rodrigues.
A visita iniciou-se na Teixeira, onde irá arrancar a breve prazo a construção de uma zona de lazer fluvial, concurso que foi lançado esta semana. Esta obra, há muito esperada pela população local, pretende valorizar, requalificar e dinamizar o local.
O espaço a intervencionar está localizado numa zona de rara beleza e as intervenções incidirão na limpeza do terreno, na requalificação dos muros existentes e na criação de uma zona de lazer fluvial, dotada de material adequado.
As obras incidirão na margem do Rio Teixeira, junto à Capela da Nossa Senhora dos Remédios, e segundo o autarca baionense “esta intervenção vai permitir aumentar a oferta turística a quem nos visita, mas, principalmente, garantir que os nossos habitantes possam usufruir de um espaço público qualificado e atraente, com total comodidade”.
A demora do arranque da obra deveu-se ao facto de serem necessários inúmeros pareceres técnicos que envolvem diversas entidades públicas, designadamente: APA – Agência Portuguesa do Ambiente; CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; DRCN – Direção Regional de Cultura do Norte e ainda da ERRAN – Entidade Regional da Reserva Agrícola do Norte.
Quem também se mostrou ansioso, mas acima de tudo satisfeito pelo início das obras foi o presidente da junta que referiu que “esta obra era um compromisso assumido com a população. É uma obra que vai valorizar o espaço público e criar dinamismo local. É um dos passos mais importantes na concretização de todos os compromissos que assumimos com a população, para todo o mandato, até 2021”.
Posteriormente, a comitiva deslocou-se à Rua Central, em Teixeiró, onde visitou e constatou os planos relativos ao arranjo urbanístico, a efetuar naquela rua, que arrancarão brevemente. A obra contemplará o aumento de muros de suporte, a colocação e assentamento de cubos de granito, bem como a colocação de mobiliário urbano.
Estas visitas integram um conjunto de outras saídas que estão a abranger todas as freguesias do concelho para acompanhamento no terreno das obras definidas no Plano Anual de Atividades municipal para o ano de 2018.
À data, a Câmara Municipal tem por todo o concelho obras em execução ou em vias de arrancar. Para Paulo Pereira estas obras são de uma grande relevância para as comunidades locais.