O Auditório Municipal de Baião foi o local escolhido para receber uma plateia numerosa: desde os alunos – os protagonistas da noite – aos seus encarregados de educação e outros familiares, professores e membros da sociedade civil baionense.
Foram 18 os alunos de excelência que receberam os Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania.
A cerimónia de entrega dos referidos prémios teve momentos musicais da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz que, sob a direção do professor António Camelo, abrilhantaram ainda mais a noite.
No uso da palavra, o vice-presidente e vereador da Educação, José Pinho Silva, valorizou e agradeceu o trabalho de todos quantos contribuem para a qualidade do ensino e da educação no município.
“A educação é um processo longo, sistemático, que exige a mobilização de toda a comunidade educativa para, em convergência de esforços, criar as melhores condições possíveis para o ensino e a aprendizagem. É pela ação da educação que se combatem as desigualdades sociais e se promove o desenvolvimento económico e social dos territórios. Estes prémios são também o resultado da valorização do papel da escola pela comunidade educativa”, referiu José Pinho Silva.
Os três diretores dos agrupamentos de Escolas de Baião, Carlos Alberto Carvalho (Vale de Ovil), Manuela Miranda (Sudeste) e José Matos (Eiriz), foram unânimes em considerar que os alunos distinguidos reúnem em si características de grande importância, como o excelente aproveitamento escolar, mas também um comportamento exemplar para com colegas, professores e funcionários da escola.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a educação é uma área de intervenção prioritária da autarquia, visível nas melhorias implementadas ao longo dos anos, com o intuito de criar excelentes condições de ensino e aprendizagem, “a aposta na educação é uma das maiores obras que a autarquia fez no concelho”.
Paulo Pereira enalteceu a importância da escola na transmissão de valores de cidadania e de humanismo, e principalmente na garantia em que todos os alunos tenham as mesmas condições, independentemente da sua condição social.
Para o autarca, para quem os jovens não são só o futuro, mas sim o presente, a entrega dos prémios serve para “reconhecer o mérito mas, acima de tudo, para os responsabilizar a serem ainda melhores no futuro, como alunos e cidadãos”, referiu.
O presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro, salientou a importância da Escola Pública – “uma fonte de autonomia, de cidadania e de igualdade de oportunidades”. Nesse sentido incentivou os jovens baionenses a darem o seu máximo empenho nos estudos, para alcançarem a sua realização plena enquanto cidadãos e profissionais. “O saber é o bem mais precioso que existe, porque podemos levá-lo connosco para onde quer que seja e dessa forma realizar os nossos sonhos pessoais e profissionais”, observou José Luís Carneiro.
Para além da importante distinção destes valores, os prémios de mérito e de cidadania contemplam a atribuição de uma recompensa pecuniária que vai dos 150 aos 350 euros, conforme o ciclo de estudos, valores integralmente pagos aos alunos pela Câmara Municipal de Baião.