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Paulo Pereira recebido pelo Secretário de Estado das Infraestruturas

Segurança reforçada em zonas críticas de estradas nacionais

O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, deslocou-se a Lisboa, no passado dia 12 de abril, para uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.

Este encontro surge na sequência de contactos anteriores e da visita do Secretário de Estado a Baião, em março de 2017. Paulo Pereira reiterou e vincou a importância da resolução de assuntos como a segurança ao longo das estradas nacionais, da ligação de Campelo – Baião à ponte da Ermida, da desclassificação da EN 304-3, ou da construção da variante à EN 211.

A empreitada “Ligação de Baião à Ponte da Ermida” foi lançada a concurso no dia 31 de julho de 2009, com o valor de 30 milhões de euros, com previsão de realização em 2010/2011 e poria fim a uma espera de muitos anos. Contudo, e num quadro de suspensão de várias obras públicas, no contexto da crise internacional que também se abateu sobre Portugal, esta obra estruturante nunca chegou a arrancar. Esta ligação permitiria ligar a A4 à A24 – Porto/Viseu e o Baixo-Tâmega ao Douro Sul.

Quanto à desclassificação da EN 304-3 (estrada que vai da EN 101, junto ao Fojo – Teixeira, atravessando Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere, até à EN 108), processo que se iniciou em 2004, esta via foi inserida na rede municipal em 2005, mediante compromisso de beneficiação a ser feito com fundos comunitários, com o apoio da Estradas de Portugal, numa candidatura no montante de 3.615.136,00€. Contudo, essa candidatura viria a cair sem que esta via tivesse sido devidamente qualificada. Esta estrada está em muito mau estado e Paulo Pereira apelou para à intervenção do Secretário de Estado no sentido de se encontrar uma solução de beneficiação.

Foi também abordada a construção da variante à EN 211, entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata (Baião). Esta é uma acessibilidade reclamada há décadas, e prevê o prolongamento em cerca de 3 km da atual variante à EN 211, a partir de Soalhães, Marco de Canaveses, onde parou em 1999, evoluindo até Mesquinhata, em Baião. A partir daí, aproveitam-se as redes nacionais e municipais de estradas de Baião e Marco de Canaveses, com alguns melhoramentos, até à Barragem de Carrapatelo, ligando, depois, à EN 222, em Cinfães. Esta obra tem um custo de cerca de 2,9 milhões de euros, foi adjudicada a 3 de maio de 2017 mas ainda não arrancou por questões burocráticas relacionadas, nomeadamente, com a Agência Portuguesa do Ambiente e com o Tribunal de Contas.

Por fim, foi abordada a construção de passeios em estradas nacionais de elevado tráfego automóvel e pedonal, em locais mais críticos que já haviam sido identificados aquando da visita do Secretário de Estado a Baião, situação para a qual tinha havido o seu compromisso.

Guilherme W. d’Oliveira Martins – que se fez acompanhar por Ricardo Veiga, do seu Gabinete, e ainda por Rosário Rocio e José Faísca das Infraestruturas de Portugal – mostrou-se sensibilizado, e informou que, até junho, será lançado o concurso para a construção de passeios na EN 321, na Rua de Camões, em Campelo, entre o Intermarché e as Tapadas; em Ancede, junto ao lugar de Valbom, até ao Mosteiro; e, mediante conclusão do projecto e anuência dos proprietários, na EN 108 entre a Portela do Gôve e o início da Rua do Bolhão, de acesso ao Agrupamento de Escolas de Eiriz.

Irá, entretanto, de imediato, ser desenvolvido o projeto do passeio na variante à vila de Baião, entre a rotunda do Tijelinho e o acesso ao lugar do Ingilde, em Campelo, para posterior construção.

Paulo Pereira, que esteve acompanhado, nesta reunião, pelo seu adjunto – Joaquim Azeredo; pelos presidentes de Junta de Ancede e Ribadouro – Daniel Guedes – e Campelo e Ovil – Filipe Fonseca -; e pelo deputado Fernando Jesus; mostrou-se “muito satisfeito com esta informação, porque corresponderá ao cumprimento de um compromisso que estava atrasado e que vem de encontro a uma necessidade premente das populações. E, certamente que, no futuro, teremos que atender a outras”.

De referir que, logo no dia seguinte a esta reunião, dia 13, as Infraestruturas de Portugal fizeram deslocar uma equipa técnica que permanecerá ainda mais uns dias em Baião para dar seguimento ao processo.

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