Anabela Cardoso, vereadora do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Baião, esteve presente nos dois primeiros dias da iniciativa, integrando uma comitiva com vários representantes da região do Douro Verde, que engloba, além de Baião, os concelhos de Amarante, Resende, Celorico de Basto, Cinfães e Marco de Canaveses.
O Centro Cultural de Camões (Casa Arines) em Vigo, com a colaboração do Sr. Vice-Cônsul, Dr. Manuel Silva, foi o anfitrião, uma vez mais, do Douro Verde nas festividades reconhecidas como evento de interesse turístico, que decorrem sempre no Casco Velho. Este ano o Centro comemorou 20 anos e, nessa sequência, a Dólmen ofereceu uma merenda regional, na sexta feira, 6 de abril, composta por produtos locais de referência. Fumeiro, doçaria tradicional e os prestigiados vinhos verdes fizeram as delícias dos presentes. Neste manjar foi possível saborear e dar a conhecer alguns produtos de Baião.
Nos dias 7 e 8 de abril, fez-se, neste mesmo espaço, uma promoção aos produtos de Baião e dos concelhos vizinhos, assim como se mostrou muita informação acerca dos atrativos turísticos e do património dos concelhos da região. Este momento captou muita atenção de turistas e curiosos.
Esta participação insere-se no âmbito da candidatura “Territórios de Baixa Densidade – Low Density High Quality”, aprovada ao abrigo do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do NORTE 2020, no qual a Dólmen está a implementar algumas ações promocionais, designadamente ações de benchmarking, ações de prospeção de mercados e participação em certames, tendo em vista o apoio à internacionalização das micro e pequenas empresas localizadas nos territórios de baixa densidade, foco central deste projeto.
“Esta iniciativa reveste-se de grande importância, constituindo-se como um excelente momento de promoção turística de todo o território e de Baião em particular. A promoção de Baião no exterior é sempre bem-vinda principalmente nas regiões do Grande Porto e na Galiza, importantes polos aglutinadores de turistas que, por norma, circundam por todo o território”, deu conta Anabela Cardoso.
A vereadora deu nota, ainda, de que este género de eventos tem dupla funcionalidade: “dar a conhecer os produtos de Baião ao mesmo tempo que se ajuda os produtores da terra”.
O evento “Reconquista de Vigo” faz uma reconstituição das ruas da cidade nos inícios do século XIX, época em que a mesma conseguiu expulsar o exército de Napoleão e libertar-se das invasões francesas. Durante aquele fim-de-semana as ruas de Vigo enchem-se de música, gastronomia, produtos locais e representações teatrais.
Esta foi a terceira vez que os produtos de Baião foram promovidos no exterior este ano, depois de presenças no Xantar, em Ourense (janeiro), e na Bolsa de Turismo de Lisboa (março).