Foi com muita alegria, irreverência e talento que centenas de estudantes universitários, vindos de várias universidades e pontos do país, animaram as ruas das 3 vilas de Baião nos dias 6 e 7 de abril. Trajados a rigor, com as gargantas afinadas e diversos instrumentos musicais em mão, os académicos brindaram os baionenses com melodias para todos os gostos, desde as menos conhecidas do público às músicas características da lide universitária.
A organização do evento, a cargo da Associação ARCA, da qual fazem parte vários estudantes baionenses, contou com o apoio da Câmara Municipal de Baião, Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Junta de Freguesia de Campelo e Ovil e Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere e, embora a origem do evento seja na freguesia de Ancede, os jovens organizadores decidiram estender o programa às outras 2 vilas concelhias, levando os estudantes convidados a percorrer as ruas, cantando para todos os que consigo se cruzaram.
Deu o mote ao inicio do evento uma serenata ao luar, no dia 6 de abril, que por causa do estado do tempo se realizou no Auditório Municipal de Baião, mas que contou com a mesma alegria e divertimento de um evento em exterior. Seguiu-se uma festa noite dentro com os estudantes a não arredarem pé até de manhã.
Os académicos visitaram, também, os idosos do lar de Santa Mariza do Zêzere e deram espetáculo, ainda, na escadaria da igreja, no Jardim da Pala em Ribadouro, na Portela do Gove, no Centro Cívico de Ancede e guardaram vozes para o momento mais esperado da iniciativa: o festival de Tunas, que todos os anos se realiza na Tenda do Mosteiro de Santo André em Ancede. A festa só terminou noite dentro com vários estudantes a parabenizar e a elogiar a iniciativa e a forma como são recebidos, ano após ano, em Baião.
Foram 5 as tunas a concurso: a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP); Tuna de Farmácia do Porto (TFP); Tuna Académica de Ciências de Saúde do Norte (OPORTUNA), Tuna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Musicatta Contractile) e a Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (TAISEP). A Tuna Feminina de Direito do Porto (LEGISLATUNA) foi a tuna convidada desta edição.
A grande vencedora do evento foi a TFP, ficando o troféu de segunda melhor tuna para a TEUP. A melhor serenata foi protagonizada pela Musicatta e o melhor instrumental coube à TEUP. A “Tuna mais Tuna” foi a Oportuna e a Melhor Claque foi a que apoiou a TFP. O melhor solista pertenceu à TAISEP, o melhor estandarte à Musicatta e a melhor pandeireta à TEUP. À tuna convidada, Legislatuna, também coube um galardão por ter estado presente.
Em muitos momentos do programa desta VII edição do evento estiveram presentes vários membros do executivo que deram aos boas vindas aos jovens universitários e os parabenizaram pela alegria e saudade que todos os anos deixam no concelho, manifestando vontade em continuar a apoiar a iniciativa.
Daniel Guedes, presidente da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, emocionou-se na Tenda do Mosteiro de Santo André em Ancede enquanto fazia os habituais agradecimentos. O autarca lembrou “que a juventude é o futuro de qualquer território e que o futuro de Baião está nas mãos de jovens com a iniciativa e o dinamismo dos que organizam o TUNANCE”.