• Domingo 10°8°C

• pt Português

Destaques Economia

Produtores baionenses venderam 12 toneladas de fumeiro em 3 dias

O fim de semana foi de chuva, mas nem assim as pessoas quiseram perder um dos maiores certames gastronómicos realizados no distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa. A 13ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião foi um sucesso.

Uma enchente de visitantes, que proporcionou três dias de promoção económica e do nome de Baião pela positiva: a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião voltou a atrair milhares de visitantes ao concelho e a assumir-se como uma verdadeira mostra do melhor que o concelho produz.

Cerca de 10 mil pessoas passaram pela Feira do Tijelinho em 3 dias e conseguiu-se “atingir e ultrapassar a bonita marca das 12 toneladas de fumeiro vendido”. José Lima, vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, chamou, no final do evento, todos os produtores ao palco para “brindar ao sucesso da iniciativa” e “agradecer o empenho e o profissionalismo que todos colocam neste e noutros certames organizados pela autarquia”. José Lima lembrou, ainda, a importância destes eventos gastronómicos para “a dinamização económica do concelho, para a criação de riqueza e de oportunidades de futuro para os cidadãos baionenses”.

Já na abertura do evento o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, tinha lembrado a importância dos eventos gastronómicos para a comercialização dos produtos locais. “Acolhermos neste espaço visitantes ou clientes, é termos a oportunidade única de receber pessoas que estão a vir ao território pela primeira vez e que, ao serem bem servidas voltam, depois, durante o ano para adquirir os nossos produtos, para conhecer as nossas paisagens ou o nosso património”, afiançou. “A certeza de que conseguimos, mais uma vez, corresponder às elevadas expectativas dos nossos visitantes é um grande motivo de orgulho”, realça Paulo Pereira.

Estima-se que tenham sido vendidas 4000 refeições, número que, eventualmente, será maior se considerarmos as refeições servidas nos restaurantes existentes na vila de Baião, e freguesias limítrofes, que no sábado, mas principalmente no domingo, registaram um grande afluxo de clientes.

Mas nem só de refeições viveu a feira. Além das mais de 12 toneladas de fumeiro vendido o saldo foi, também, muito positivo no setor do vinho, muito apreciado pelos turistas, com milhares de litros vendidos, como também a broa de milho, os doces, os licores, as compotas ou os queijos.

A par com a dinâmica do evento também a animação foi uma constante graças à presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais. Destacou-se, no sábado à noite, o espetáculo de João Seabra e Miguel 7 Estacas, dois dos melhores humoristas nacionais, que durante mais de uma hora e meia levaram o público a rir à gargalhada.

Durante todo o certame a tenda da Feira recebeu vários grupos e excursões vindos de várias partes do país, assim como confrarias, associações, vários órgãos de comunicação social que fizeram questão de realizar programas em direto a partir da tenda, e personalidades de relevo regional e nacional. É de destacar a presença, no domingo, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que visitou, um a um, todos os produtores da feira e teve oportunidade, no final, de saborear os produtos baionenses. A satisfação de todos era visível. A organização do certame e a qualidade dos produtos expostos foram dos itens mais elogiados.

Em paralelo teve lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Paulo Portela, presidente da Associação Empresarial de Baião mostrou-se muito satisfeito com a forma como correu o evento, salientando “que este foi o ano em que mais empresas participaram” e que nem o mau tempo que se fez sentir “estragou as perspetivas e previsões de quem participou”. Esta iniciativa foi organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.