• Sábado 30°19°C
  • (+351) 255 540 500

• pt Português

Cultura Institucional

“Baião Terra de Sabores” e “Baião Terra Mágica” premiados num dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema de turismo

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, regozijou-se com estas distinções “é um sinal inequívoco da qualidade do trabalho que temos vindo a desenvolver na estruturação e programação do turismo em Baião. Termos sido reconhecidos num festival tão importante como este, prova que estamos no caminho certo”.

Realizou-se na passada 6ª feira, 3 de novembro, a cerimónia de entrega de prémios do 10º Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR, promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia, um dos mais prestigiados festivais do género a nível mundial.

O município de Baião esteve nomeado com dois filmes promocionais:  “Baião, Terra de Sabores” e “Baião, Terra Mágica”. O Júri internacional do Festival – que visionou 314 candidaturas, provenientes de 41 países – atribuiu ao vídeo “Baião, Terra Mágica” o segundo lugar na categoria “Turismo Rural e de Natureza” e ao vídeo “Baião Terra de Sabores” o primeiro lugar na categoria de Turismo Gastronómico.

Em representação do concelho de Baião e para levantar os tão prestigiados galardões estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o vice-presidente, José Pinho Silva, o produtor e realizador dos filmes Marco Neiva e Susana Luzir da equipa criativa da autarquia.

De sublinhar o facto de Baião ter conseguido a proeza de ter tido dois filmes nomeados para um mesmo certame. Anabela Cardoso, vereadora do Turismo do município de Baião destacou “o empenho de toda a equipa neste projeto que é apenas a parte mais visível do intenso trabalho de estruturação do turismo que o município tem vindo a encetar nos últimos anos”.

Desenvolvidos pela empresa Hypercube, liderada por Marco Neiva, em parceria com uma equipa do município de Baião, os vídeos promocionais inserem-se numa estratégia de vídeo marketing de promoção do concelho nas redes sociais sob a marca “VisitBaiao.pt”. O realizador Marco Neiva, visivelmente satisfeito, referiu que “Baião tem tudo aquilo que um publicitário pode desejar: história, tradições, paisagens. A mim cabe-me pegar nisso tudo, adequar ao conceito definido pela equipa da Câmara que tem trabalhado comigo, e transformar em imagem essa visão”.

Partindo do conceito “Baião, Vida Natural”, a equipa criativa do município estruturou uma estratégia segmentada para diversos tipos de turista de acordo com o potencial do concelho. Desta forma, surgem as submarcas “Baião, Terra de Aventura” (valorizando a aptidão do município para o turismo de natureza e desportos de aventura e radicais); “Baião, Terra Mágica” (divulgando a beleza e diversidade das paisagens com enfoque nos fenómenos meteorológicos que concedem uma aura mística ao território); “Baião, Terra de Sabores” (onde se valoriza a riqueza da gastronomia e dos vinhos de Baião); “Baião, Terra Milenar” (onde o património de um território com milhares de anos de ocupação humana tem o destaque); “Baião, Terra de Cultura” (na qual os artistas que passaram e se inspiraram em Baião têm a palavra). “O nosso objetivo é mostrar Baião de uma forma out of the box, mostrando o quanto Baião é especial”, refere Susana Luzir, uma das colaboradoras da autarquia envolvidas no projecto.

Paulo Pereira, destaca a ambição do projeto que “não se cinge ao óbvio. Baião tem potencial e tem crescido em termos de procura pelo turista. Mas há muito mais para dar aqueles que nos procuram, e a todos os que queiram passar uns dias numa terra lindíssima, de gente especial e com uma história que se perde nos confins do tempo com um património que retrata todos os grandes períodos da nossa história como país”, para logo acrescentar “e ainda muito mais estará para vir. Em breve será lançado um novo vídeo que irá continuar a surpreender”. Sobre o prémio referiu “ser importante para a promoção do turismo, mas igualmente por ser a prova de que estamos ao nível dos melhores destinos turísticos mundiais do género”, assumindo igualmente a ambição de novas provas de reconhecimento “não apenas sob a forma dos prémios, mas especialmente com o reconhecimento dos turistas traduzido na sua visita e, estou certo, no seu deslumbramento com Baião”.

O conceito finaliza com o vídeo “Baião, Vida Natural” que fará uma síntese dos conceitos enunciados, mostrando todo o potencial do território ao nível de visitação.