• Domingo 23°16°C
  • (+351) 255 540 500

• pt Português

Vídeos promocionais de Baião finalistas em festival internacional

Baião tem dois vídeos promocionais finalistas na 10º edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo - ART&TUR, promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia.

Os vídeos “Baião, Terra de Sabores” e “Baião, Terra Mágica”, integram a secção competitiva de Comunicação Turística nas categorias Turismo Gastronómico, Turismo Cultural, Enoturismo e Turismo Rural e de Natureza.

O Júri internacional do Festival visionou 314 candidaturas, provenientes de 41 países, tendo sido apurados 65 finalistas. Este número é tanto mais significativo da qualidade dos vídeos produzidos pelo município de Baião, pelo facto de um conceito ter sido nomeado duas vezes, algo pouco comum neste tipo de eventos.

Para Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião “foi com enorme entusiasmo que recebemos esta excelente notícia e estamos expectantes até ao dia da Gala”. Estas produções, que foram um êxito nas redes sociais, resultam de um projeto que está a ser desenvolvido, há dois anos, pela Câmara Municipal de Baião, com o intuito de “levar mais longe o nome de Baião e aguçar a curiosidade para a descoberta deste nosso território com múltiplos atrativos”, referiu Paulo Pereira. Sublinhou igualmente a “importância destas nomeações que nos coloca ao nível do melhor que se faz a nível mundial, permitindo-nos aferir da justeza da estratégia de marketing do município”.

A 10ª edição do Festival  ART&TUR, decorrerá em Vila Nova de Gaia, entre os dias 1 e 4 de novembro, estando reservada para a tarde do dia 3 a Cerimónia de Entrega de Prémios.

O Projeto de vídeo marketing “visitbaiao.pt”

Desenvolvidos pela empresa Hypercube, liderada por Marco Neiva, em parceria com uma equipa do município de Baião, os vídeos promocionais “Baião Terra de Sabores” e “Baião Terra Mágica” inserem-se numa ampla estratégia de vídeo marketing de promoção do concelho nas redes sociais sob a marca “VisitBaiao.pt”.

Partindo do conceito “Baião, Vida Natural”, o município estruturou uma estratégia segmentada para diversos tipos de turista de acordo com o potencial do concelho. Desta forma, surgem as submarcas “Baião, Terra de Aventura” (valorizando a aptidão do município para o turismo de natureza e desportos de aventura e radicais); “Baião, Terra Mágica” (divulgando a beleza e diversidade das paisagens com enfoque nos fenómenos meteorológicos que concedem uma aura mística ao território); “Baião, Terra de Sabores” (onde se valoriza a riqueza da gastronomia e dos vinhos de Baião); “Baião, Terra Milenar” (onde o património de um território com milhares de anos de ocupação humana tem o destaque); “Baião, Terra de Cultura” (na qual os artistas que passaram e se inspiraram em Baião têm a palavra).

O conceito finaliza com o vídeo “Baião, Vida Natural” que fará uma síntese dos conceitos enunciados, mostrando todo o potencial do território ao nível de visitação.

De referir que foram lançados os vídeos “Baião, Terra de Aventura”, “Baião, Terra Mágica” e “Baião, Terra de Sabores” que se aproximam rapidamente das quatrocentas mil visualizações. Durante os próximos meses serão lançados mais vídeos.

FESTIVAL ART&TUR O QUE É?

O Festival ART&TUR é, entre os festivais congéneres, um dos mais prestigiados a nível mundial. Como membro do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), uma ONG reconhecida pela Organização Mundial do Turismo, o Festival ART&TUR faz parte de uma rede de 17 festivais internacionais que anualmente coorganizam o Festival dos Festivais em Viena, elegendo o melhor filme de turismo a nível mundial.

A 10ª edição do Festival AR&TUR recebeu inscrições de filmes para seleção em 3 secções competitivas: Comunicação Turística, Documentário e Comunicação Corporativa. Os filmes da secção “Comunicação Turística” podiam concorrer em três categorias das seguintes temáticas: Destinos Turísticos; Turismo Cultural; Turismo Desportivo; Turismo de Aventura; Hotéis & Resorts; Eventos, Feiras & Congressos; Turismo de Saúde e Bem-estar; Turismo Rural e de Natureza; Turismo Gastronómico; Enoturismo; Rotas Turísticas e Serviços Turísticos.

No “Documentário” as produções tinham a possibilidade de abordar tópicos como a Aventura, Expedições & Viagens, Etnografia e Sociedade, Natureza & Vida Selvagem, Arte, Música & Cultura, Biografias, História & Património e Desporto & Lazer.

Temas como Preservação da biodiversidade, Meio Ambiente e Ecologia, Transportes e Eco mobilidade, Turismo Sustentável e Responsável, Turismo Acessível e RH e Formação em Turismo, eram passíveis de serem abordados em produções na secção “Comunicação Corporativa”.