Hora local: 05:31
logotipo
Você está aqui: Página inicial

MÉRITO ESCOLAR PREMIADO

2017/11/21

Foram vinte e quatro os alunos que no dia 17 de novembro, receberam os Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania da parte dos responsáveis políticos e educativos do município de Baião.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu com a presença dos alunos e das respetivas famílias, para quem a data serviu para coroar o esforço dedicado à procura do saber no ano letivo de 2015/2016. Foram distinguidos os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Eiriz e do Sudeste de Baião.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal, enalteceu o trabalho deste grupo distinto de alunos e referiu que "a educação é uma área de intervenção prioritária da autarquia, patente nas melhorias implementadas ao longo dos anos, tendentes a criar condições ótimas de ensino e aprendizagem"
O autarca baionense evidenciou ainda a importância da Escola Pública, enquanto "instituição igualitária e meritocrática", garantindo as mesmas condições a todos os alunos; e permitindo que cada um, independentemente - por exemplo - da sua condição social, e em função do seu empenhamento, possa destacar-se e atingir os seus objetivos. Paulo Pereira enalteceu ainda a "importância da escola na transmissão de valores de cidadania e de humanismo, numa altura em que o mundo tanto precisa".
Para o vice-presidente e vereador da educação da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, a entrega de Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos melhores alunos de Baião serve para "reconhecer o seu mérito mas, acima de tudo, para os responsabilizar a serem ainda melhores no futuro, como alunos e cidadãos".
Na sua primeira cerimónia pública na qualidade de presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro, considerou que esta sessão se destina a " reconhecer e a valorizar o mérito do trabalho, do esforço e da cooperação estabelecida entre alunos, pais, escola, professores e toda a comunidade durante todo o ano letivo".
Apresentou a sua visão da Escola como sendo um espaço que "cultiva" e "aperfeiçoa a valorização do saber como meio de descoberta e de encontro com os outros" e, que habilita o ser humano a "intervir no mundo", fazendo dele "um mundo melhor".
A sessão contou ainda com a presença dos autarcas da Câmara Municipal de Baião, Henrique Gaspar, José Lima, Miguel Dinis Correia, dos diretores dos Agrupamentos de Escolas, José Matos (Eiriz-Ancede), Manuela Miranda (Sudeste) e Carlos Alberto Carvalho (Vale de Ovil), membros dos Conselhos Gerais, do Conselho Municipal de Educação e das Associações de Pais, entre outros.
Para além da importante distinção educativa, os prémios de mérito escolar e de cidadania contemplam, também, a atribuição de um valor pecuniário, que varia entre os 150 e os 350 euros.

Outras notícias