Hora local: 17:30
logotipo
Você está aqui: Página inicial

CENTRO ESCOLAR DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE FINALISTA DOS PRÉMIOS “O NORTE SOMOS NÓS

2017/10/18

O Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere é um dos finalistas dos Prémios "O Norte Somos Nós", na categoria "Norte Qualificação".
Dinamizados pela CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, enquanto Autoridade de Gestão do NORTE 2020, estes prémios têm como objetivo divulgar o contributo da aplicação dos fundos da União Europeia (UE) no desenvolvimento da região Norte e dar visibilidade pública a pessoas e instituições associadas a projetos inovadores e dotados de elevado efeito demonstrativo.
Para esta iniciativa, foram considerados projetos apoiados pelo "ON.2 - O Novo Norte", programa inserido no "ON.2 - O Novo Norte" do QREN, apresentados enquanto histórias inspiradoras associadas à aplicação dos apoios da União Europeia.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, considera esta nomeação "um orgulho" e o "reconhecimento de um projeto inovador, prático e muito bem adaptado às necessidades da comunidade educativa". São projetos desta natureza que marcam a "singularidade no território e nos seus beneficiários diretos e indiretos".

Os finalistas serão sujeitos à votação on-line do público, cujo site será lançado em breve pela CCDRN, em parceria com o Jornal de Notícias.

O Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere

O Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, inaugurado a 19 de outubro de 2014, encerrou o ciclo do Reordenamento Escolar em Baião.
Trata-se de um equipamento da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião, com um investimento na ordem de 1 milhão e 900 mil euros ( valor que inclui a compra do terreno e equipamento), tendo sido comparticipado a 85 por cento por fundos comunitários.
O Centro Escolar é composto por 10 salas de aula destinadas ao primeiro ciclo do ensino básico e acolhe alunos vindos das freguesias de Santa Marinha do Zêzere; Valadares; Frende; Viariz; Loivos da Ribeira e Tresouras e por duas salas de atividades destinadas às crianças do pré-escolar da freguesia de Santa Marinha do Zêzere. Para além dos espaços referidos o Centro Escolar dispõe de áreas administrativas, cantina e biblioteca.
Em 2016, o recreio deste Centro Escolar foi beneficiado com uma cobertura. Uma intervenção que esteve a cargo da autarquia baionense, cujo valor rondou os 19 mil e 500 euros.
Para além desta obra, a Câmara Municipal de Baião requalificou, em 2014, o Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere e, em 2016, procedeu à colocação de uma cobertura nova nesta Escola, tendo sido investidos na totalidade das duas empreitadas 135 mil euros. De referir que, estas duas infraestruturas são partilhadas com o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere.


Desde 2006, a estratégia delineada na Carta Educativa do Município de Baião foi posta em execução. Construíram-se, assim, cinco equipamentos escolares: Campelo, Eiriz- Ancede, Gestaçô, Santa Cruz do Douro e Santa Marinha do Zêzere.
Estas infraestruturas representaram um investimento para o Município de Baião na ordem dos 6 milhões e 500 mil euros (valor que inclui construção, aquisição de terrenos e equipamento). Com a exceção do Pólo Escolar de Gestaçô, os restantes equipamentos tiveram a comparticipação de fundos comunitários (Programa Operacional Regional do Norte - ON. 2).

 

Outras notícias