Hora local: 05:28
logotipo
Você está aqui: Página inicial

VEREADOR DA EDUCAÇÃO VISITA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE OVIL

2017/12/06

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado pela Autarquia de Baião com a visita do vice-presidente e vereador da Educação, José Pinho Silva, ao Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, mais concretamente às Unidades de Ensino Estruturado.
As Unidades de Ensino Estruturado (UEE) para perturbações do Espectro de Autismo, visam dar resposta a uma carência existente em toda a região norte. Estas valências apoiam utentes provenientes de outros concelhos - Amarante, Penafiel, Felgueiras e Marco de Canavezes - e que beneficiam do apoio de especialistas de Educação Especial, Fisioterapeutas e Terapeutas da Fala.
A UEE do 1º Ciclo encontra-se a funcionar numa sala no Centro escolar de Campelo. Esta Unidade é frequentada por 7 alunos.
A UEE do 2º ciclo funciona numa sala do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil e tem 8 alunos.
"Gostaria de enaltecer o trabalho que este agrupamento tem desenvolvido no apoio aos alunos e agradecer a forma como os tem integrado porque merecem todo o nosso carinho, atenção e dedicação", referiu José Pinho Silva.
No contato com os professores e com os "meninos especiais, sendo certo que todos somos especiais por sermos únicos como pessoas" o autarca salientou que "estas unidades são importantes pois conseguem tornar estes meninos mais felizes e acima de tudo mais autónomos".
Para tornar o dia destes alunos ainda mais alegre o vice-presidente entregou um jogo de Boccia. O jogo também será entregue aos outros Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião.
Ao longo da visita, José Pinho Silva, acompanhado pelo coordenador do primeiro ciclo, Pedro Miranda, pela subdiretora do Agrupamento, Luísa Apolónia e, mais tarde, pelo Diretor do agrupamento, Carlos Alberto, e por vários professores visitaram uma nova sala de atividades de promoção da capacitação (atividades da vida diária). Com esta nova área pretende-se que os alunos adquiram competências de autonomia e se tornem mais funcionais.
A criação desta sala só foi possível graças a colaboração da Câmara Municipal de Baião, através do Gabinete de Apoio à Família, que cedeu o material necessário para a sua implementação.

Outras notícias