Hora local: 08:01
logotipo
Você está aqui: Página inicial

DIA INTERNACIONAL E NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS CELEBRADOS EM BAIÃO

2017/05/25

O Museu Municipal de Baião preparou atividades para celebrar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, que se assinalaram respetivamente a 18 e a 20 de maio como forma de valorizar o património de cada território.

PÚBLICOS ESCOLARES NO DIA DOS MUSEUS
No Dia dos Museus as atividades foram vocacionadas para os alunos do 1º ciclo e para os do 7º ano de escolaridade e respetivos professores.
Durante o período da manhã, alunos e professores puderem visitar a exposição do Núcleo de Arqueologia, imaginar como o homem na pré-história poderia utilizar os machados, o moinho de "vai e vem" assim como as tarefas e a força necessária à construção de um dólmen. No final da visita, experimentaram ainda vários jogos de descoberta, construíram colares e pequenos vasos de barro, utilizando técnicas decorativas e de modelagem pré-históricas.
À tarde, a visita concentrou-se no castelo medieval da terra de Bayam e nos achados arqueológicos, contextualizados pela apresentação de um conjunto de diapositivos. No final da visita, os alunos vestiram alguns "trajes" permitindo-lhes encenar uma pequena peça de animação teatral que contou a história da formação de Bayam e a construção do seu castelo.

PÚBLICO GERAL NA NOITE DOS MUSEUS
A Noite Europeia dos Museus atividade direcionou-se para o público em geral e teve como destino o Núcleo de Arqueologia e o Dólmen de Chã de Parada I.
Tratou-se de uma experiência diferente não só por se realizar durante o período noturno, mas também por se ter recriado uma das técnicas de iluminação pré-histórica, utilizando o tutano de vaca. O jogo de luz e sombra provocado pela movimentação do archote permitiu aos participantes aperceberem-se com outro destaque das gravuras que ainda hoje se inscrevem em alguns dos esteios que integram a câmara megalítica deste dólmen de corredor, construído em meados do IV milénio A.C..

 

Outras notícias