Hora local: 17:29
logotipo
Você está aqui: Página inicial

VISITA A OBRAS EM GESTAÇÔ E EM SANTA MARINHA DO ZÊZERE

2017/05/21

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, afirmou a 20 de maio, que todos os compromissos assumidos com os baionenses - tanto ao nível das freguesias como da Câmara Municipal - e que dependem da autarquia municipal, se encontram cumpridos ou em fase avançada de resolução. Naquela data o autarca visitou obras realizadas nas freguesias de Gestaçô e de Santa Marinha do Zêzere.

"Quando chegarmos a setembro, ou seja ao término do atual mandato, poderemos dizer que a praticamente todos os compromissos foram respeitados, salvo raras exceções que não dependem de nós. E em muitos casos pudemos mesmo ir mais além e fazer outros investimentos", referiu Paulo Pereira.

O autarca notou que 2016 foi o ano com maior volume de obras lançadas, mas ao mesmo tempo foi possível reduzir o endividamento municipal e terminar o ano com prazos de pagamentos a fornecedores de 21 dias. "A nossa prioridade é sempre honrar os compromissos com os baionenses e não poderíamos hipotecar aquilo que urge fazer - seja uma pavimentação, um alargamento ou reforçar os apoios sociais - em nome de outras apostas secundárias que não beneficiam tanto as pessoas", argumentou.

TRÊS TIPOS DE OBRAS

O dia foi dedicado a visitar obras realizadas em Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere nos últimos meses. Estas dividiram-se em três tipos de investimentos. Pavimentações para melhorar a mobilidade ou reparar pisos degradados; alargamentos e arranjos de lugares para facilitar o acesso ao interior dos lugares, nomeadamente de veículos de emergência ou carrinhas e camiões de maior dimensão; e, finalmente, o arranjo e melhoramento do espaço público, para o tornar mais agradável e atrativo para os baionenses.

Durante as visitas houve muitos contactos e diálogo com os cidadãos, tendo sido feitos reparos e observações que permitirão, em alguns casos, proceder à melhoria e retificação das obras, ao abrigo das garantias dadas pelos empreiteiros.

MANHÃ EM GESTAÇÔ

Em Gestaçô foram visitadas, na companhia do presidente da Junta, António Bento e de vários elementos da Assembleia de Freguesia, as pavimentações das ruas dos Baiões, de Marnotos e a Estrada Municipal 578 entre Furacasas e a Estrada Nacional 304-3.

Obras de menor dimensão, mas que garantem uma melhoria da qualidade de vida muito significativa aos cidadãos, foram as de beneficiação da rua de Palhais, da calçada da Mó, da rua do Salgueiral e da travessa das Tojeiras.

Foi ainda visitada a antiga escola primária de Anquião, que recebeu obras de qualificação e ficará ao dispor dos cidadãos daquele lugar para a realização de encontros e de eventos de cariz comunitário.

TARDE EM SANTA MARINHA DO ZÊZERE

Já a tarde foi dedicada a Santa Marinha do Zêzere, na companhia do presidente da Junta de Freguesia, António José Carvalho, de muitos elementos da Assembleia de Freguesia, do presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva e dos vereadores Henrique Gaspar e Anabela Cardoso.

A comitiva contactou com investimentos que visaram renovar pisos degradados, como a pavimentação entre a Rua de Quartas e Cabanelas; a repavimentação entre Lages e Míguas; e a pavimentação da Rua Nova de Travanca.

No lugar de Míguas foram também feitas várias pavimentações. Para contrariar o acentuado declive das ruas, que tornava difícil a mobilidade com pavimentos como a calçada ou o paralelo. Com a repavimentação a betuminoso a circulação processa-se com maior facilidade, mesmo na época mais agreste do inverno.

No lugar de Fonseca houve oportunidade para conhecer em detalhe as obras de beneficiação da Rua das Portas e da Rua do Arrabalde. Estas consistiram no alargamento das ruas, onde as viaturas podem agora circular com maior facilidade, tendo sido também feita a pavimentação.

A tarde chegou ao fim no Centro Cívico da freguesia. Aquele que é o espaço de lazer e de encontro entre as pessoas por excelência na freguesia foi recentemente requalificado. As obras abrangeram a reparação do parque infantil, de diverso mobiliário urbano, um novo piso para o parque de jogos, renovação completa do sistema elétrico, arranjo do repuxo de água e dos pavimentos.

Outras notícias