Hora local: 17:36
logotipo
Você está aqui: Página inicial

BAIONENSES ESPALHADOS PELO MUNDO JUNTARAM-SE NO VII ENCONTRO CONCELHIO DE EMIGRANTES

2017/08/14

Pelo sétimo ano consecutivo, cerca de 250 emigrantes baionenses voltaram a reunir-se, a 10 de agosto, para o VII Encontro Concelhio de Emigrantes.
O encontro ocorreu na Casa da Juventude e Desporto, em Chavães, e foi um dia de confraternização, alegria e celebração das raízes.
No encontro estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora que tutela o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), Anabela Cardoso e a vice-presidente, Ivone Abreu.
Esteve ainda presente a coordenadora do GAE, Ilda Borges, a quem coube a organização do evento.
Para o presidente da Câmara Municipal, também ele filho de emigrantes, é de enaltecer a coragem e capacidade de trabalho dos emigrantes. Referiu que todos devemos ter orgulho nas nossas comunidades dispersas pelo estrangeiro. "Os emigrantes adaptam-se a todos os lugares do Mundo e dignificam o nome de Portugal e do nosso concelho".
O edil baionense "pediu" aos presentes que sejam cada vez mais embaixadores de Baião, junto das várias comunidades onde estão inseridos.
Paulo Pereira anunciou ainda a criação de uma "Via Verde" para os emigrantes no âmbito do Gabinete de Apoio ao Emigrante da Câmara Municipal de Baião. Esta nova medida pretende "acelerar" o tratamento dos processos apresentados pelos emigrantes na autarquia, tendo em conta que se encontram na nossa terra por curtos períodos.
A vereadora responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante, Anabela Cardoso, congratulou-se pela realização de uma festa onde todos puderam confraternizar e conviver "em família". A autarca convidou ainda todos os emigrantes a inscreverem-se no GAE para que possam estar em contacto permanente com a autarquia.
O encontro contou com a colaboração do pároco Joaquim Ribeiro, a quem coube a celebração de uma missa na Igreja Paroquial de Ovil.
O dia contou igualmente com muita animação, música, "petiscos" e vinho verde de Baião.

Outras notícias