Hora local: 14:14
logotipo
Você está aqui: Página inicial

CENTRO DE RELAÇÃO COMUNITÁRIA VAI TRAZER BEM-ESTAR A TEIXEIRA E TEIXEIRÓ

2017/07/11

O dia 08 de julho foi importante na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, com a inauguração de um Centro de Relação Comunitária que promete servir as pessoas que ali habitam e ser um espaço de dinamização da comunidade.

O autarca Paulo Pereira referiu que este é o terceiro equipamento desta natureza que a Câmara Municipal de Baião cria no concelho, sendo que neste caso procedeu-se à requalificação da antiga escola primária. "Este equipamento destina-se à promoção da qualidade de vida das populações seniores que aqui terão atividades diversificadas, desde trabalhos manuais, a ginástica, culinária e poderão ali fazer refeições. Inicialmente iremos começar com duas tardes por semana, mas poderemos ajustar as atividades aos desejos e às necessidades das pessoas", explicou.

A obra significou um investimento em construção e equipamentos na ordem dos 87 mil euros.

O presidente de Câmara elogiou o contributo importante dado pela Junta de Freguesia, que canalizou uma verba na ordem dos 20 mil euros de transferências camarárias para aquela obra. Paulo Pereira notou ainda que no futuro e mediante a abertura de acordos de associação por parte da Segurança Social, o edifício poderá evoluir e dispor de mais respostas e valências sociais. E notou ainda que o piso superior do edifício poderá servir como sede da Associação de Teixeira e Teixeiró.

Irá avançar também o arranjo do espaço exterior, que poderá receber um parque desportivo ou um parque infantil. Um dos objetivos do Centro de Relação Comunitária é, de resto, atrair pessoas de todas as idades, havendo espaços preparados com computadores com acesso à internet.

O autarca local, Leonido Ribeiro, notou que o equipamento irá melhorar a qualidade de vida da população ao tornar-se um espaço de dinamização social e recreativa, que possa acolher pessoas de todas as idades e tornar-se um equipamento abrangente. "O problema da desertificação não se resolve com uma varinha mágica, mas todas as entidades devem fazer a sua parte para que se consiga contornar o problema", notou.

O presidente da União de Freguesias salientou ainda a importância da qualificação e arranjo do espaço envolvente ao edifício e prometeu fazer um "esforço tremendo" para que o Centro de Relação Comunitária funcione bem.

Recorde-se que o equipamento será gerido pela entidade de solidariedade social OBER, que já realiza um trabalho social de apoio às populações locais nas dimensões de serviço de apoio domiciliário e de centro de convívio (no edifício existente em Campelo).

O presidente desta entidade, Sérgio Pereira, lembrou o importante trabalho social já feito naquela zona do concelho, onde o relevo difícil traz dificuldades acrescidas. "É do manifesto interesse de todos que este equipamento possa contribuir para o desenvolvimento social e para o bem-estar das populações locais", observou.

O presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, mostrou-se convicto de que será uma obra ao serviço da comunidade e que sirva para reforçar os laços entre os cidadãos da Teixeira e de Teixeiró. Aplaudiu ainda o facto de o equipamento estar aberto a atividades que as populações lá queiram realizar.

NOVA VIDA PARA A ANTIGA ESCOLA

A inauguração contou com a presença de dezenas de habitantes da freguesia, que tiveram a oportunidade de conhecer o edifício quase em "primeira mão".

O centro tem dois pisos. No piso inferior existem duas salas amplas, ligadas entre si, que funcionarão como salas de estar. Uma das salas poderá funcionar como refeitório. No alpendre ficam as instalações sanitárias e a cozinha. O piso superior será ocupado com arquivo, sala de reuniões e gabinetes de trabalho.

Outras notícias