Hora local: 17:37
logotipo
Você está aqui: Página inicial

ALEGRIA E AMIZADE NO EVENTO “VIVER BAIÃO”

2017/07/06

Foi uma grande festa a que se viveu a 04 de julho na Casa da Juventude e Desporto de Chavães em mais uma edição do evento "Viver Baião", na qual participaram mais de 300 seniores de todas as freguesias de Baião.

Não faltaram as concertinas, o teatro, os jogos tradicionais e muito convívio entre todos. Sem esquecer a presença da Unidade Móvel de Saúde, que mediu as tensões e realizou outros exames de saúde, tendo ainda proporcionado conselhos sobre alimentação e vida saudável aos seniores.

QUANDO O NAMORO ASSENTAVA...

Os pontos altos do dia foram certamente o baile ao som das concertinas do Lameirão e um teatro que retratou aspetos da vida quotidiana de há 70, 80 anos em zonas rurais idênticas a Baião.

A forma como se davam os namoros ou o modo de funcionamento dos bailes - e as duas situações estavam muitas vezes ligadas - foi o que deram a conhecer os utentes do Centro de Relação Comunitária de Viariz que apresentaram este teatro retirado do livro "Outros Tempos", do escritor António Mota, que esteve presente na festa.

AOS 102 ANOS A D. DELFINA ENTROU NO TEATRO

A vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, referiu ser uma enorme satisfação proporcionar momentos de encontro e de convívio aos cidadãos seniores. "Não desperdicem estes momentos de alegria e de bem-estar, porque são dias que ficam gravados nas nossas memórias. Trabalhamos para proporcionar um envelhecimento ativo e saudável e quero deixar o meu obrigado à equipa dos Assuntos Sociais e a todas as entidades que unem esforços para proporcionar estas iniciativas", observou Ivone Abreu.

O presidente de Câmara, Paulo Pereira, congratulou-se por mais um encontro que junta a "família baionense" e notou a importância de eventos como a Festa de Natal Sénior ou o Passeio Sénior para o bem-estar dos cidadãos mais velhos. "Nunca se esqueçam de viver o presente e de aproveitar, ao máximo, a amizade e o convívio entre todos. Estas iniciativas são muito importantes para desligarmos um bocadinho do nosso dia-a-dia e para viver um dia em que esquecemos os problemas e as preocupações", referiu Paulo Pereira.

De referir a presença de uma cidadã baionense com 102 anos, a D. Delfina, que apesar de residir habitualmente em Coimbra encontra-se a passar uma temporada em Viariz, tendo mesmo integrado o teatro apresentado pelo grupo daquela localidade.

O evento foi organizado pelo pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, tendo tido o apoio das instituições de solidariedade social do concelho, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião e das Juntas de Freguesia.

OPINIÃO DOS PARTICIPANTES

Manuel Casimiro, Ancede
"Nunca tive um almoço de convívio onde me sentisse tão bem. Gosto de estar com pessoas da minha idade e de conviver e conversar com elas. Amanhã vai tudo ao médico, mas hoje não nos dói nada".

Adriano Pinto, Grilo
"De manhã estive a jogar um jogo em que tínhamos de deitar as latas abaixo. Acho que tirei um prémio. Espero que sejam duas postas de bacalhau".

D. Amélia - Gôve
"Está a ser um dia muito bom, até porque também está aqui comigo a minha mãe. Estes encontros são uma felicidade, só estamos à espera do bailarico".

José Serdoura - Ancede
"Encontrei um senhor meu amigo do Gôve que está de cadeira de rodas. Não nos víamos há muitos anos e ele emocionou-se quando me viu. São estes momentos que recordamos e levamos desta vida. Foi um dia extraordinário".

Outras notícias