Hora local: 18:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

PROJETO "LER O PASSADO: UM PRESENTE PARA O FUTURO"

2017/04/05

A Biblioteca Municipal de Baião, no âmbito do projeto "Ler o passado: um presente para o futuro", encontra-se a realizar uma recolha de histórias e lendas de Baião: desde histórias sobre a origem de determinados nomes de locais (na freguesia do Grilo, por exemplo, há um local a que chamam "poça das bruxas". Por quê? Que histórias se contavam que levaram a que esta denominação perdurasse no tempo?), lendas que foram passando de geração em geração (como histórias de bruxas e lobisomens), até rezas, orações e talhações.

Após esta recolha, pretende-se promover um encontro entre os "contadores de histórias" e a comunidade escolar, tendo em vista, não só a prossecução da valorização cultural e da literatura oral, mas também o diálogo intergeracional.

Embora este projeto seja direcionado à população sénior, a Biblioteca Municipal está recetiva a registar histórias de pessoas de outras faixas etárias, desde que estejam relacionadas com os temas referidos.

Caso queira participar neste projeto ou conheça quem possa dar o seu contributo, bastará contactar a Biblioteca Municipal pessoalmente, através de telefone (255540556) ou email (biblioteca@cm-baiao.pt), a fim de agendar um dia e a hora para a recolha das histórias.

 

Outras notícias