Hora local: 05:49
logotipo
Você está aqui: Página inicial

PROJETO TURÍSTICO VENCEU “SHARK TANK JÚNIOR” DE BAIÃO

2017/03/30

O projeto "Tours Go Baião" foi o grande vencedor do concurso "Shark Tank Júnior" promovido pelo CLDS local em parceria com a Câmara Municipal de Baião, a Associação Empresarial de Baião, a Dolmen e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

A final deste concurso de empreendorismo e criação de ideias de negócio realizou-se a 29 de março, na Escola Secundária e consistiu na apresentação de quatro projetos finalistas perante um júri de "tubarões" à semelhança do famoso programa de televisão.

As equipas, compostas por alunos baionenses, tiveram que usar a sua criatividade para desenvolver uma ideia de negócios. O projeto devia ser baseado num conceito inovador, podendo consistir em produtos, processos, sistemas ou negócios de forma genérica.

A vitória sorriu ao projeto "Tours Go Baião" que propôs a criação de um serviço de roteiros turísticos para promover o território baionense. Este grupo recebeu um prémio patrocinado pela Câmara Municipal de Baião que se traduzirá na aquisição de equipamento informático, com o objetivo de apoiar os jovens na implementação do seu projeto.

Para além do grupo vencedor, foram apresentadas o projeto "KAB", que assentava na criação de um espaço de bar/café de natureza cultural que tinha como público-alvo os jovens baionenses. Foi também dada a conhecer uma ideia de negócio assente no transporte de produtos alimentares e mercearias a casa dos consumidores de nome "3 E Feed Me". O derradeiro projeto, intitulado "Game With Us", consistia na criação de um espaço de lazer e divertimento com salão de jogos, bowling e espaço de concertos e pista de dança.

CONSELHOS DO JÚRI

Em nome do Contrato Local de Desenvolvimento Social - Terceira Geração "Integrar Baião" (CLDS - 3G "Integrar Baião"), marcaram presença no evento a sua coordenadora, Diana Rebelo e o técnico Luís Rocha.

Diana Rebelo aplaudiu a participação de todos os jovens e destacou o seu mérito, dado que chegaram à fase final.

Como membro do júri e em nome da Câmara Municipal de Baião, o vereador das atividades Económicas, José Lima, salientou o rigor e a seriedade como "pilares" para o sucesso das empresas. O vereador baionense realçou o facto de este tipo de iniciativas despertar os jovens para a criatividade e a encararem o futuro como oportunidades. O autarca felicitou todos os concorrentes "aqueles que hoje estão na final, assim como todos aqueles que trabalharam mas não chegaram aqui, e sem sabermos qual será o projeto vencedor, todos estão de parabéns". Para José Lima o "envolvimento das associações e do Município com a comunidade escolar são sinais de mudança que se traduziram num futuro melhor, pois serão estes jovens que bem informados e preparados, farão de Baião, um concelho mais atrativo, mais solidário, mais desenvolvido e com mais oportunidades para todos", acrescentou, concluindo: "o futuro está nas vossas mãos".

Também parte do júri, a colaboradora da cooperativa Dolmen Sandra Queirós, deu os parabéns aos jovens e incentivou-os a agarrarem todas as oportunidades que os possam auxiliar a concretizarem os seus projetos.

Em nome da Associação Empresarial de Baião, Maria Miguel Dinis Correia focou a importância deste tipo de iniciativas para mostrar aos jovens aspetos relacionados com a criação das empresas. Porque há sempre detalhes e aspetos que "escapam" numa primeira fase, mas que são muito importantes para o sucesso.

Também membro do júri, Maria Miguel Dinis Correia pediu aos jovens que estimulassem os seus colegas a envolverem-se neste tipo de iniciativas e de projetos porque é importante que existam mais empresários em Baião.

O quarto membro do júri, o docente Rui Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, louvou o projeto por estimular nos jovens a capacidade de estruturarem as suas ideias e passarem-nas para o "concreto".

Outras notícias