Hora local: 18:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA PROVOU A QUALIDADE DOS PRODUTOS DE BAIÃO

2017/03/14

A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião foi o motivo para uma visita do secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, ao município baionense que serviu, também, para dar a conhecer ao governante as potencialidades locais na área agrícola e muitos dos novos projetos que se têm desenvolvido neste sector.
"Pelo que vi hoje no concelho de Baião, estamos na presença de uma agricultura diversificada, mais profissional e com várias iniciativas empresariais, que vão desde a produção de vinho, aos pequenos frutos e à ovinicultura, entre muitas outras áreas", referiu o governante, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita aos expositores da feira, na companhia do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
Para Luís Medeiros Vieira é importante que os agricultores tenham em consideração alguns fatores para terem sucesso. "Os consumidores querem produtos seguros, saudáveis e nutritivos. Os produtos devem ter estas características de qualidade e ao mesmo tempo apostar na diferenciação", observou o secretário de Estado da Agricultura.
"O que estamos a verificar em muitas partes do país, e nomeadamente aqui em Baião, é que é possível atingir estes objetivos", reforçou Luís Medeiros Vieira. Para o secretário de Estado, a agricultura portuguesa está cada vez mais dinâmica e profissional e isso deve-se às políticas públicas de apoio aos produtores e ao esforço e investimento feito por estes.

DAR A CONHECER O QUE BAIÃO TEM DE MELHOR

O autarca baionense Paulo Pereira explicou que o convite ao secretário de Estado visou dar a conhecer a qualidade dos produtos agrícolas do concelho e o trabalho que tem vindo a ser feito neste âmbito. "Quisemos transmitir a informação sobre as nossas potencialidades e procurar novos caminhos e horizontes com o apoio do membro de Estado", referiu o autarca. A visita incluiu uma reunião nos Paços do Concelho de Baião, que juntou os membros da Câmara Municipal, o presidente da Assembleia Municipal e os representantes da Associação Empresarial de Baião e da cooperativa de desenvolvimento Dolmen, respetivamente Paulo Portela e Telmo Pinto. Ficou em aberto a possibilidade de uma nova deslocação a Baião e à região, com mais tempo, para, nomeadamente, um encontro mais alargado com os diversos agentes ligados à agricultura.
Houve ainda oportunidade para uma visita à sede da Dolmen, em Baião. Ali, o governante ficou a conhecer muitos dos produtos locais e regionais que estão ao dispor dos consumidores. Realizou-se, por fim uma apresentação sobre o trabalho que tem sido realizado pela cooperativa no apoio aos agricultores e empresários locais no quadro da abordagem territorial DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) e dos fundos comunitários PDR 2020 e Norte 2020.

 

Outras notícias