Hora local: 18:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

“ROTA DO FUMEIRO” TEM PARAGEM OBRIGATÓRIA EM BAIÃO

2017/03/07

O calendário de eventos dedicados ao fumeiro e aos enchidos que anima os primeiros meses do ano assinala, este fim-de-semana, uma paragem obrigatória em Baião, para o maior festival dedicado a estas iguarias tradicionais no distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa: a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião.

O certame tem abertura oficial no dia 10 às 18h30 e prolonga-se até 12 de março, aliando, como o nome indica, o fumeiro à vertente gastronómica.

O evento realiza-se num espaço coberto e aquecido, com 2000 metros quadrados e que este ano apresenta uma organização melhorada.

À espera dos visitantes estarão mais de 15 toneladas de fumeiro, mas também um espaço de restauração com 500 lugares sentados. Ali os visitantes poderão deliciar-se com carnes e legumes de grande qualidade e pratos confecionados à boa maneira tradicional.

PRODUTOS PARA TODOS OS GOSTOS

O evento irá juntar no mesmo espaço mais de 40 produtores com vários produtos. O fumeiro merece, contudo, o título de \\\"rei\\\" do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, ao presunto, à linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

Mas haverá mais para descobrir: os vinhos da casta Avesso terão a sua zona de promoção e prova. E estarão ainda presentes produtores de doçaria regional - incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, vinhos verdes, citrinos da Pala, broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, queijos, amêndoas e frutos silvestres.

São, em suma, paladares e aromas mais do que suficientes para atrair os visitantes ao concelho \\\"mais verde\\\" do distrito do Porto.

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA VISITA CERTAME

No sábado (11 de março), pelas 19h00, a Feira do Fumeiro irá receber a visita do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. O governante irá conhecer as potencialidades promovidas pelo evento, bem como o seu impacto no tecido económico local.

PREÇOS DA FEIRA

Os restaurantes presentes na feira irão confecionar o Cozido à Portuguesa e também o Arroz de Moira com Grelos, para além de outros pratos opcionais.

Os preços dos menus estão definidos para permitir maior liberdade ao visitante:
- Menu Completo para uma pessoa (entradas, prato principal e sobremesa) - 15 euros;
- Refeição para uma pessoa (sem entradas nem sobremesa) - 10 euros;
- Refeição para duas pessoas (sem entradas nem sobremesa) - 17,50 euros;
(Os menus não incluem as bebidas).

QUALIDADE GARANTIDA

A qualidade é a referência deste certame. Prova disso é a excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas.

MÚSICA E ANIMAÇÃO

A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais.
No sábado subirá ao palco o artista Tiago Maroto e a sua Banda, estando reservadas para domingo as atuações de Sylvia e do artista baionense Bruno Éme.

FEIRA STOCK OFF EM SIMULTÂNEO

Em paralelo a este evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira \\\"Stock Off\\\", com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

PROGRAMA - Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião

10 DE MARÇO
18h30 - Abertura oficial: Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da C.M.B.
20h00 - Atuação do Grupo de Concertinas e Bombos de S. Tiago de Queimada
22h00 - Atuação da Banda Marcial de Ancede
24h00 - Encerramento da Feira

11 DE MARÇO
10h00 - Abertura da Feira
12h00 - Atuação do Grupo \\\"Arribamonte\\\"
14h00 - Folclore
20h00 - Atuação do Grupo de Concertinas \\\"Monteiros do Lameirão\\\"
22h30 - Atuação do Artista \\\"Tiago Maroto e sua Banda\\\"
24h00 - Encerramento da Feira

12 DE MARÇO
10h00 - Abertura da Feira
12h00 - Atuação do Grupo de Concertinas \\\"Joaquim Nogueira\\\"
14h30 - Início do Festival de Folclore
Rancho Folclórico \\\"As Ceifeiras de Valadares\\\"
Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro
Rancho Folclórico de Baião

16h30 - Atuação da Artista \\\"Sylvia e suas Bailarinas\\\"
18h00 - Atuação do Artista \\\"Bruno Éme\\\"
22h00 - Encerramento da Feira

Outras notícias