Hora local: 09:35
logotipo
Você está aqui: Página inicial

ANHO ASSADO COM ARROZ DE FORNO É EMENTA PARA FIM-DE-SEMANA “FARTO” EM BAIÃO

2013/07/24

Baião volta a preparar-se para dar a provar a milhares de visitantes a qualidade da sua gastronomia de inspiração tradicional com a realização de mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno. O certame abre portas no dia 26 de Julho, às 18h00, e prolonga-se até Domingo ao final do dia, altura em que são ainda servidos jantares.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Baião e faz as delícias dos apreciadores deste manjar típico da região, que será cozinhado por cinco restaurantes do concelho. No recinto com 500 lugares de capacidade serão montados os fornos de lenha, onde, como manda a tradição, entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, que serão, depois, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

O prato que as gentes da região não dispensam nos dias de festa encontra nos vinhos verdes de transição da sub-região de Baião um bom complemento. Mas a refeição só fica completa com outros elementos da gastronomia local, como sejam o biscoito da Teixeira, a broa de milho cozida no local ou a doçaria tradicional.
Para os que não apreciam o Anho Assado, mas desejam visitar este evento gastronómico, estarão disponíveis alternativas com a vitela ou o bacalhau.

Para "petiscar" entram nas sugestões produtos surgidos da criatividade de vários produtores locais, como compotas, licores, mel, queijos e até chocolates produzidos em Baião.

O certame tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito e que reúne excelentes condições de conforto.
Não poderiam também faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores. A animação será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos.

PROGRAMA FESTIVAL DO ANHO ASSADO E DO ARROZ DE FORNO - 2013

DIA 26
18,00H- ABERTURA OFICIAL - GRUPO BOMBOS DA ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES DA CM BAIÃO
20,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO CONCERTINAS E BOMBOS DE  S. TIAGO DE QUEIMADA
22,00H- ATUAÇÃO DA BANDA MARCIAL DE ANCEDE

DIA 27
13,00H- ATUAÇÃO DO RANCHO FOLCLÓRICO DE SANTA CRUZ DO DOURO
15,00H- ATUAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA CASA DO POVO DE CAMPELO
20,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO CONCERTINAS DO LAMEIRÃO
22,00H- ATUAÇÃO DA BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE.

DIA 28
12,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS DE JOAQUIM NOGUEIRA
13,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO ECOUM - ASSOCIAÇÃO OS ANDARILHOS

15,00H- INÍCIO DO FESTIVAL DE FOLCLORE

RANCHO FOLCLÓRICO DE ANCEDE
RANCHO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO DE DANÇAS E CANTARES DE GESTAÇÔ
RANCHO FOLCLÓRICO DE BAIÃO

17,30H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS JOAQUIM NOGUEIRA
22,00H- ENCERRAMENTO DO FESTIVAL

Outras notícias