Hora local: 17:39
logotipo
Você está aqui: Página inicial

CÂMARA DE BAIÃO CRIA PRIMEIRO ALBERGUE DE NATUREZA EM MAFÓMEDES

2013/06/27

A oferta turística do concelho de Baião será reforçada, já este fim-de-semana, com a inauguração de um espaço dedicado ao turismo de natureza situado no sopé da serra do Marão, mais concretamente no lugar de Mafómedes, na Teixeira.

O espaço é inaugurado às 18h30 do dia 29 de Junho e resulta de um investimento de 165 mil euros, realizado pela Câmara Municipal de Baião, com comparticipação, a 65 por cento, de fundos comunitários.

Mafómedes vai receber o primeiro de uma rede de albergues que a Câmara de Baião pretende criar, para tirar partido das potencialidades naturais, paisagísticas e ambientais do concelho. Os outros dois albergues serão criados na serra da Aboboreira e nas proximidades do rio Douro, respetivamente nos lugares de Almofrela (Campelo) e de Portomanso (Ribadouro), através da reconversão de antigas escolas primárias.

A oferta turística do concelho irá registar outro forte impulso, com a construção de um hotel de 5 estrelas junto ao rio Douro, na freguesia de Ribadouro. O arranque das obras deste empreendimento está previsto para o próximo mês de Julho.

Baião é o concelho com maior oferta no domínio do turismo rural e no território concelhio existe, também, desde 2008, uma unidade hoteleira de 4 estrelas, o Douro Palace Hotel & Spa (Santa Cruz do Douro).

NA NATUREZA, COM TODAS AS COMODIDADES

A intervenção realizada no albergue preservou ao máximo a traça do edifício, tendo sido feitas alterações no aspeto exterior apenas no corpo posteriormente adicionado à escola. O albergue dispõe de dois quartos e três casas de banho.

A principal zona da casa é ocupada pela sala de estar, equipada com uma pequena cozinha de copa e lareira. Esta divisão dá acesso a uma sala designada por centro de interpretação da natureza. Há ainda um espaço ao ar-livre coberto, que dá acesso a uma zona de arrumos, equipado com estacionamento e uma zona onde podem ser feitos cozinhados.

Outras notícias